AVANTE MEU TRICOLOR
·15 de septiembre de 2025
Rafael Toloi precisou apenas da reestreia para quebrar recorde do São Paulo no ano

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·15 de septiembre de 2025
Rafael Toloi enfim reestreou pelo São Paulo. Anunciado como reforço tricolor ainda em meados de agosto, o veterano de 34 anos foi titular na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, no domingo (14), no Morumbi, e voltou a vestir a camisa do clube 3.683 dias depois da última vez, em 15 de agosto de 2015, na derrota por 3 a 0 para o Goiás, também no estádio são-paulino.
Pois bem, bastaram os 90 minutos do duelo contra os cariocas para que Toloi justificasse a aposta do Tricolor em seu nome. O zagueiro realizou oito desarmes no jogo e igualou o recorde anterior de Ferraresi de mais ações do tipo realizadas por um jogador do clube em uma única partida do Campeonato Brasileiro.
Ademais, Toloi brilhou acetando 90% dos passes (36 de 40) e 50% dos lançamentos (dois de quatro). Ainda venceu 69% das disputas de bola (nove de 13) e realizou 14 ações defensivas, sendo, além dos oito desarmes, sete bolas recuperadas, cinco cortes e uma interceptação.
O intervalo entre jogos de Toloi é o quarto maior da história do clube, atrás apenas dos companheiros Lucas Moura e Oscar — este o recordista, com 5.519 dias, o que corresponde a mais de 15 anos — e de Kaká, com quem também chegou a jogar, em suas duas primeiras passagens, entre 2012 e 2015.
“Estou muito feliz”, disse, na saída de campo. “É uma emoção muito grande voltar a este estádio belíssimo, com uma torcida incrível, mas o mais importante era vencer o jogo. Foi um jogo difícil, mas uma vitória merecida. Todo mundo está de parabéns. Agora, vamos pensar na Libertadores.” Sua reestreia ainda teve uma presença especial no Morumbi: “Uma recordação que eu tenho é da minha filha pequenininha, e hoje (domingo) ela está aqui no estádio, já com 11 anos de idade. Se ele seguirá no 11 inicial para enfrentar a LDU pelas quartas de final da Copa Libertadores, é algo que só deveremos saber na própria quinta-feira (18).
Caso volte a começar jogando, Toloi poderá ocupar o lugar que foi de Sabino contra o Botafgo. Entretanto, vale destacar que o colega também foi bem diante do Botafogo, com 24 ações defensivas (dez cortes, dez bolas recuperadas, três interceptações e um desarme). Independentemente da concorrência, Sabino só teve palavras elogiosas ao companheiro.
“Falar do Toloi é chover no molhado. Ele tem uma grande história no clube, saiu daqui sendo campeão e fez uma bela história na Atalanta, talvez a melhor Atalanta de todos os tempos, com títulos importantes. Desde quando ele chegou, ele se comprometeu em ajudar a equipe, não só jogando, mas passando a sua experiência para pessoas mais novas, como eu. Estou muito feliz pela estreia dele e muito feliz por tudo que ele fez no jogo. Foi um cara importante para nós, e esperamos que ele possa dar sequência”, disse.
Entretanto, algo que pode pesar na titularidade de Toloi é sua condição física. Depois do jogo, na entrevista coletiva, o técnico Hernán Crespo revelou que o zagueiro passou por uma lesão nas últimas semanas, provavelmente quando sumiu das imagens de cinco treinos seguidos, o que foi tratado como um processo de fortalecimento. O treinador não forneceu detalhes, preferindo se ater ao panorama geral.
“Estou muito contente com o Rafael, porque ele teve uma lesão e se recuperou, mas tudo foi muito familiar para ele. O lugar, que ele já conhecia, e o sistema, em que ele jogava na Atalanta, tem muitas coisas em comum para os zagueiros. Então, a situação foi muito natural. Era só ver se ele podia sustentar essa intensidade durante os noventa minutos. Ele acabou o jogo muito cansado, mas foi muito bem. Estou muito contente por ele. Ele merecia”, completou o treinador.