REPRESENTATIVIDADE E ACOLHIMENTO | OneFootball

REPRESENTATIVIDADE E ACOLHIMENTO | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Botafogo

Botafogo

·7 de noviembre de 2025

REPRESENTATIVIDADE E ACOLHIMENTO

Imagen del artículo:REPRESENTATIVIDADE E ACOLHIMENTO

Na manhã desta sexta-feira (7), o Departamento de Futebol Feminino do Botafogo recebeu as meninas do projeto Gol Girls, iniciativa que promove, por meio do esporte, o empoderamento de meninas negras e periféricas. A programação especial no Estádio Nilton Santos contou com tour pela casa alvinegra, treino integrado com as atletas da categoria Sub-20 e uma roda de conversa com jogadoras do time profissional e da base das #Gloriosas.

Reforçando o compromisso do clube em utilizar o esporte como ferramenta de transformação social e formação humana além das quatro linhas, o evento teve como objetivo proporcionar experiências de lazer, construção de autoestima e a ocupação de espaços historicamente negados a meninas e mulheres. Em parceria com a psicóloga e socióloga Renata Siqueira e com o Global Sports Mentoring Program, a ação buscou fortalecer um ecossistema seguro, acolhedor e inspirador, onde meninas negras possam se orgulhar de suas origens, sonhar alto e se sentir apoiadas por referências femininas que abrem caminhos e constroem coletivamente um futuro mais justo.


OneFootball Videos


Gerente do Futebol Feminino do Botafogo, Robertinha celebrou a ação.

"Nós, enquanto representantes do Botafogo, temos o compromisso de promover a inclusão através do esporte, acolhendo projetos que ampliem o acesso, fortaleçam a diversidade e incentivem que meninas sonhem grande. É uma alegria abrir nossas portas e receber iniciativas que transformam vidas."

Idealizadora e presidente do projeto Gol Girls, Renata Siqueira também exaltou a iniciativa.

"Eu só tenho a agradecer por essa manhã com as meninas do Sub-20. Para a maioria das 52 participantes, esta foi a primeira vez em um estádio de futebol, então desde a saída da escola já estavam encantadas com tudo. O acolhimento de todos os profissionais foi incrível desde o planejamento da atividade. Muitas também vivenciaram pela primeira vez uma experiência esportiva estruturada, onde compreenderam sua habilidade, capacidade e importância de ocupar esse espaço com outras meninas. Estar em um estádio tão bonito, treinando ao lado das jogadoras que seguram suas mãos e dizem 'você consegue', transforma vidas. Voltamos com outra perspectiva de futuro e de direito ao lazer. Espero que seja a primeira de muitas experiências como esta. Muito obrigada", disse.

As atividades começaram diretamente no gramado do Estádio Nilton Santos, onde as participantes conheceram as atletas da categoria Sub-20, realizaram o aquecimento tradicional e vivenciaram a emoção de jogar em um dos estádios mais emblemáticos do mundo. Divididas em equipes e integradas às jogadoras alvinegras, marcaram gols, comemoraram e criaram memórias inesquecíveis.

Responsável por conduzir os trabalhos em campo, o técnico da equipe Sub-20, Alex Alves, destacou a relevância do contato.

"Hoje foi um dia muito especial. Aproximar meninas que sonham em ser atletas é fundamental, principalmente quando muitas ainda não visualizam oportunidades nessa trajetória. Elas foram bem recebidas, treinaram junto com as nossas atletas e vivenciaram o ambiente do clube. Quanto mais cedo começarem, melhor para o desenvolvimento delas. Além de formarmos jogadoras, queremos formar grandes mulheres para a sociedade", destacou Alex.

Após o treino, as meninas participaram de uma roda de conversa com as atletas Tipa, Júllia, Sarah e Sassá, todas negras, criando um espaço seguro de representatividade, escuta e identificação. Na conversa, as jogadoras compartilharam suas trajetórias, desafios e inspirações.

Zagueira das #Gloriosas, Sassá valorizou o encontro.

"É emocionante representar o Botafogo em uma ação tão especial. Poder contar um pouco da minha história e conhecer as meninas do projeto foi sensacional. É importante que elas vejam que podem ocupar qualquer lugar e chegar onde quiserem. Esse dia ficará marcado na minha memória", comentou.

As participantes também conheceram áreas internas do Estádio Nilton Santos, como Sala de Imprensa, Zona Mista e o vestiário da equipe principal masculina do Botafogo, vivenciando a rotina do alto rendimento.

A iniciativa reforça o dever institucional do Botafogo em democratizar o acesso ao lazer, valorizando o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano.

Ver detalles de la publicación