90min
·27 de noviembre de 2025
Retrospecto de Palmeiras e Flamengo em finais de Libertadores

In partnership with
Yahoo sports90min
·27 de noviembre de 2025

Finalistas da Libertadores, Palmeiras e Flamengo disputam quem será o primeiro clube brasileiro a levantar o troféu da competição pela quarta vez. Verdão e Mais Querido se enfrentam neste sábado (29), a partir das 18h (de Brasília), no Estádio Monumental "U", em Lima. Para chegar à decisão, o time de Abel Ferreira buscou a remontada diante da LDU após sofrer 3 gols na altitude de Quito. Enquanto isso, a equipe carioca venceu o Racing no Maracanã e garantiu a classificação.
Da dupla, o Verdão foi o primeiro a disputar uma final continental, em 1961. Na ocasião, o time paulista não conseguiu superar o Peñarol e ficou com o vice. Após mais uma tentativa frustrada, em 1968, contra o Estudiantes, conquistou a Glória Eterna em 1999, diante do Deportivo Cali. Atualmente, a equipe de Abel Ferreira é a sexta no ranking de maiores finalistas do torneio continental, oito participações no total.

O último título do Palmeiras na Libertadores foi em 2021 / PABLO PORCIUNCULA/GettyImages
Apesar de participar de sete finais até o momento, ainda sem contar a edição atual, o Palmeiras ficou com o título em apenas três oportunidades. Além de Peñarol e Estudiantes, o Verdão também decepcionou na decisão de 2000. Na ocasião, o time paulista teve um embate com o Boca Juniors e perdeu na disputa de pênaltis. Sobre conquistas, a equipe alviverde venceu Deportivo Cali (1999), Santos (2020) e Flamengo (2021). A seguir, confira o retrospecto geral.
Estudiantes 2 x 1 Palmeiras - Palmeiras 3 x 1 EstudiantesJogo de desempate: Estudiantes 2 x 0 Palmeiras
Deportivo Cali 1 x 0 Palmeiras - Palmeiras 2 x 1 Deportivo CaliPênaltis: Palmeiras 4 x 3 Deportivo Cali
Boca Juniors 2 x 2 Palmeiras - Palmeiras 0 x 0 Boca JuniorsPênaltis: Boca Juniors 4 x 2 Palmeiras

Palmeiras conquistou a edição 2020 diante do Santos / Pool/GettyImages
Palmeiras 1 x 0 Santos
Palmeiras 2 x 1 Flamengo
Diferente do rival, o Rubro-Negro subiu ao topo do pódio na primeira vez que disputou uma final da competição, em 1981. Na ocasião, o Rubro-negro enfrentou o Cobreloa e conquistou a Glória Eterna após vencer o duelo de desempate por 2 a 0, com gols de Zico. Após isso, só chegou à decisão em 2019, quando encarou o River Plate.

Gabigol foi o protagonista do Flamengo na conquista de 2019 / Daniel Apuy/GettyImages
O confronto na Argentina ficou marcado na história do Rubro-Negro, que teve como protagonista Gabigol. O centroavante anotou dois gols para garantir uma virada espetacular na capital peruana. Depois de dois títulos consecutivos, o clube da Gávea quebrou sua sequência justamente ao encarar o Palmeiras na edição de 2021, mas voltou a levantar a taça em 2022, batendo o Athletico-PR por 1 a 0 em Guayaquil, no Equador.
→ Quer receber notícias, informações e muito mais sobre o Palmeiras? Entre no nosso canal do WhatsApp!
→ Quer receber notícias, informações e muito mais sobre o Flamengo? Entre no nosso canal do WhatsApp!









































