Zerozero
·27 de noviembre de 2025
SC Braga volta à Escócia: assim foram as duplas visitas dos <i>Gverreiros</i> ao mesmo país numa só época

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·27 de noviembre de 2025

A realizar uma campanha europeia de grande regularidade até ao momento, o SC Braga entra em campo, esta quinta-feira, pela segunda vez em solo escocês na época 2025/26. Depois de surpreender o Celtic a 2 de outubro e na primeira visita a Glasgow, os Gverreiros voltam ao norte do Reino Unido para medir forças com o Rangers, no caso para disputar a 5ª jornada da fase de liga da Liga Europa.
Feitas as contas e revisto o histórico europeu dos arsenalistas, quantas vezes este regresso ao mesmo país numa só época se confirmou? Ora, por três vezes e com direito a vários países visitados.
Rebobinando a fita à primeira vez que tal aconteceu, os minhotos deslocaram-se a Itália em dose dupla. Há 19 temporadas, então na Taça UEFA de 2006/07, Verona foi a paragem antes do apuramento para a fase de grupos da prova.
Jogava-se a 2ª mão da primeira ronda de acesso à segunda prova europeia, quando o SC Braga precisou de ir a prolongamento para deixar pelo caminho o Chievo. Estava dado o tiro de partida para a primeira grande campanha europeia dos bracarenses na era António Salvador.
Após o triunfo da primeira mão (2-0), Wender desequilibrou a balança a favor dos pupilos de Carlos Carvalhal (2-1), que chegaram a ver a dupla vantagem anulada no tempo regulamentar.
Alcançada a fase de grupos, as vitórias frente a Grasshoppers e Slovan Liberec foram suficientes para o primeiro apuramento rumo à fase a eliminar - em 3º posto. Confirmava-se o regresso a Itália, desta feita rumo a uma cidade que testemunhou duas grandes conquistas da competição em jogo nos anos 90.
Na visita a Parma e ao Estádio Ennio Tardini, o golo solitário (0-1) de Diego Costa - esse mesmo - complementou a vitória caseira e a consequente passagem aos oitavos de uma prova que terminou na fase seguinte para os arsenalistas.
Quatro campanhas volvidas, numa época marcante para todos os adeptos arsenalistas - estreia na Liga dos Liga dos Campeões e chegada à final da Liga Europa -, foi a vez de viajar até Inglaterra e à Ucrânia
Se em conta tivermos as prestações na prova milionária e na Liga Europa, Londres e Liverpool foram os palcos que testemunharam a estreia na Champions e uma das passagens mais épicas da história europeia dos minhotos. Enquanto isso, as passagens por Donetsk e Kiev completaram as mesmas prestações.
Caía a noite do dia 15 de setembro de 2010 e o Arsenal brindou os pupilos de Domingos Paciência com uma pesada derrota (6-0), bem elucidativa do nível que exigia, a melhor competição de clubes do mundo.
Uma lição tão bem assimilada, que fez os minhotos embalarem na luta pela qualificação, isto além da inesquecível vitória diante dos gunners no jogo da Pedreira. Mesmo assim, o terceiro lugar e a queda para a Liga Europa foi a realidade que levou a turma de Domingos Paciência a regressar a Terras de Sua Majestade, seis meses volvidos.
Trazida uma magra vantagem da Cidade dos Arcebispos, o objetivo de resistir ao poderio dos Liverpool foi conseguido com distinção e o SC Braga começava a centrar as atenções da Europa do futebol numa campanha que só terminou na final.
Conquistado o direito de disputar os quartos de final da Liga Europa, o SC Braga pisou terras ucranianas pela segunda vez, agora em Kiev. De forma mais bem sucedida, diga-se.
Se, na Champions, o Shakhtar despachou sem apelo a turma lusa (2-0) em Donetsk, a deslocação à capital daquele país do leste europeu foi o alicerce de mais uma passagem. O 1-1 registado permitiu ao SC Braga alavancar uma vantagem assente nos golos anotados fora de casa, o que, a juntar ao nulo da 2ª mão registado no Municipal, deixou a turma portuguesa a apenas uma eliminatória da grande final de Dublin.
Um apanhado de boas memórias que sugerem mais uma campanha de incontornáveis lembranças futuras para a armada agora orientada por Carlos Vicens.
Qual será o desfecho do jogo frente ao Rangers depois do triunfo em casa do Celtic?









































