MundoBola
·11 décembre 2025
Campeão da Copa do Brasil com o Vasco, Dedé dá conselho valioso para Fernando Diniz

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·11 décembre 2025

Nesta quinta-feira (11), o Vasco entra em campo para o jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil contra o Fluminense, no Maracanã.
Em entrevista ao Charla Podcast, o ex-zagueiro Dedé, que atuou pelo Gigante da Colina, deu um importante recado ao treinador Fernando Diniz antes do primeiro jogo decisivo.
Dedé iniciou falando diretamente para Fernando Diniz. Ele elogiou o estilo de jogo do treinador, mas, com a sua experiência na Copa do Brasil, alertou o técnico do Vasco para que ele faça o simples nos duelos contra o Fluminense.
"Uma coisa que eu acho. Eu amo o formato do Diniz em relação a jogos, isso não é uma crítica. Mas um ponto de alguém que já viveu muito a Copa do Brasil: fazer o mais simples possível na Copa do Brasil, te garante melhor resultado. Tem que ser o mais simples, um time firme. Eu acho que ele não vai seguir o estilo do Brasileirão, acho que ele vai montar um time mais compacto", disse o ex-zagueiro.
Na visão do ex-jogador, hoje com 37 anos, é preciso adotar um estilo de jogo mais contido, sem querer se empolgar com as possíveis brechas dadas durante o jogo. A inteligência tática é um ponto-chave para sair vencedor.
"Não pode se empolgar, por exemplo, viu brecha e querer tirar um defensor para colocar um atacante. Essa é a hora que deslancha tudo. Tem que ser muito inteligente para formar o time, isso e sei que ele manja muito, e agir durante a partida", completou Dedé em sua análise.
O zagueiro Dedé é tricampeão da Copa do Brasil, tendo conquistado o torneio em 2011 pelo Vasco, além dos títulos de 2017 e 2018 pelo Cruzeiro.
Formado na base do Volta Redonda, Dedé teve os grandes pontos altos de sua carreira justamente no Gigante da Colina e na Raposa, entre 2009 e 2021. No entanto, sucessivas lesões encurtaram a carreira do jogador, que ainda passou brevemente por Ponte Preta e Athletico-PR, além de ter defendido a Seleção Brasileira.
Direct









































