Gazeta Esportiva.com
·8 décembre 2025
Dorival comenta pressão na Copa do Brasil e diz o que tirar de últimos jogos do Corinthians no Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·8 décembre 2025

O Campeonato Brasileiro chegou ao fim no último domingo. O Corinthians, agora, tem pela frente a semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. Um possível título de Copa do Brasil pode definir os rumos da temporada do Timão, que conquistou o Campeonato Paulista, mas terminou em 13º com uma campanha oscilante na Série A.
A torcida do Corinthians também já destacou a importância dos jogos contra o Cruzeiro. Antes e depois do empate contra o Juventude, no último domingo, os torcedores cantaram: “Quarta-feira é guerra!”. O técnico Dorival Júnior avaliou como o cenário de decisão pode impactar o elenco, mas rechaçou que a pressão tenha aumentado, destacando que o clube viveu este cenário durante toda a temporada.
“Nós convivemos diariamente com a pressão. Não é maior nem menor, é sempre constante. Em qualquer clube que estivermos, a pressão vai existir sempre. Nós não chegamos aonde chegamos por acaso, tivemos merecimento para isso. Estamos na semifinal com o Cruzeiro, uma equipe que fez uma campanha muito bonita ao longo do ano. Tem grandes jogadores, um grande treinador. Nós respeitamos muito, mas temos também os nossos pontos positivos. Temos capacidade, qualidades e condições de buscarmos fazer dois jogos na melhor condição da nossa equipe”, analisou o treinador.
Como revelado pela Gazeta Esportiva nos últimos dias, a Copa do Brasil ganhou peso extra para a permanência de Dorival Júnior no comando do Corinthians. O treinador pode ser desligado a depender do que acontecer na reta final do torneio. Seu contrato com o Timão é válido até o final de 2026.
A diretoria do Corinthians, presidida por Osmar Stabile, não descarta a possibilidade de contratar Tite, livre no mercado, para 2026. A alta cúpula alvinegra aguarda o desfecho da atual temporada para tomar uma decisão.
Já de olho na semifinal da Copa do Brasil, o Corinthians poupou seus principais jogadores nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. Contra o Fortaleza, Dorival mandou a campo um time misto. Já diante do Juventude, os reservas com menor minutagem – como Romero, Talles Magno, Félix Torres e Hugo – ganharam uma nova oportunidade no 11 inicial.
Muitos torcedores podem pensar que não há nada a ser tirado dos dois jogos, seja pelo nível dos adversários ou pelas escalações alternativas. Dorival Júnior, entretanto, afirmou que a comissão técnica não dá ponto sem nó. O principal objetivo era dar ritmo a todos os jogadores do elenco para o jogo de ida, o que foi cumprido.
“Tudo se relaciona. Nós tivemos duas partidas com volume alto de jogo, criando muitas oportunidades, mas não tendo o resultado que imaginávamos. Em termos de um ganho tático e técnico, os jogos foram importantes. A oportunidade de outros jogadores que não vinham atuando com tanta frequência darem o seu recado, era isso que queríamos. Nós chegaremos na quarta-feira com todos os jogadores em condições. Isso é o mais importante. A partir daí, vamos tentar ser assertivos na escalação e na maneira como entraremos para os dois jogos”, explicou o técnico.
Diante da oscilação defensiva e dos resultados negativos do Corinthians, que já não vence há quatro partidas, Dorival foi questionado sobre o que a torcida do Timão pode esperar para a semifinal contra o Cruzeiro e foi enfático na resposta: muita entrega na busca pela classificação.
“O que ela tem visto em todos os últimos jogos que fizemos. Uma entrega em busca de resultados, querendo o melhor pelo clube, deixando tudo que nós podemos dentro de campo. É o que vamos repetir nesses dois jogos contra o Cruzeiro. Não tenho dúvidas disso. Buscamos classificações importantes contra equipes poderosas ao longo dessa competição e vamos fazer o nosso melhor em busca de uma passagem à final do campeonato que tem um valor inestimável para o nosso clube”, concluiu o comandante.
O Corinthians terminou a campanha no Brasileirão na 13ª colocação, com 47 pontos, e garantiu vaga na Copa Sul-Americana. Agora, a equipe alvinegra já vira a chave para a Copa do Brasil em busca da vaga na decisão. O primeiro jogo acontece nesta quarta-feira, com mando do Cruzeiro, enquanto o segundo está marcado para domingo, na Neo Química Arena.









































