Esporte News Mundo
·8 décembre 2025
Jardim exalta resgate do orgulho cruzeirense e projeta semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·8 décembre 2025

Após usar reservas e perder para o Santos na despedida do Brasileirão, técnico valoriza campanha em 3º lugar, cutuca previsões da imprensa e mira Mineirão lotado na quarta-feira
O Cruzeiro encerrou o Campeonato Brasileiro de 2025 com derrota por 3 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro, mas com a meta cumprida: entre os três primeiros e com vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026. Com 70 pontos, a Raposa terminou o torneio em terceiro lugar, nove atrás do campeão Flamengo, e à frente do Mirassol, que fechou o G-4 como surpresa da competição.
Diante do Peixe, Leonardo Jardim escalou uma equipe totalmente reserva, preservando a base titular para a semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, que começa nesta quarta-feira (10), às 21h30, no Mineirão, com casa cheia e ingressos esgotados em menos de 24 horas.
Depois do jogo, o treinador fez um balanço da temporada, explicou as dificuldades com o time alternativo e voltou a destacar a mudança de patamar do Cruzeiro em relação às expectativas iniciais.
— Até o primeiro gol nós estivemos bem. Depois sofremos um gol de bola parada, a equipa perdeu-se um pouco e voltamos a sofrer na segunda parte. Não é fácil mudar 11 jogadores e eles mostrarem rendimento. Muitos destes jogadores são importantes, mas uma equipa que não tem dinâmicas de jogo, principalmente coletivas, sente dificuldade — explicou Jardim, justificando a opção por preservar titulares para a Copa do Brasil.
Segundo o português, não havia outra alternativa neste momento da temporada.
— Não podíamos fazer de outra forma devido à responsabilidade que temos no jogo com o Corinthians. Tivemos que gerir 11, 12 jogadores, para que na quarta-feira a gente consiga se apresentar na nossa melhor versão, porque é isso também que o adversário vai fazer. Queremos ser competitivos — afirmou.
Ao comentar o Brasileirão como um todo, Jardim valorizou o desempenho acima das projeções feitas no início da competição. O Cruzeiro, que vinha de anos difíceis na Série A, terminou em terceiro, com a melhor campanha em pontos desde o título de 2014.
— Conseguimos um lugar no pódio, com a melhor temporada desde 2014 em pontuação. Conseguimos recuperar o orgulho do cruzeirense. Agora, este é o caminho para que o Cruzeiro continue no mais alto nível — afirmou o treinador, em entrevista após o jogo contra o Santos.
Jardim também não deixou passar as previsões pessimistas feitas por parte da imprensa no começo do campeonato, quando o Cruzeiro era tratado como candidato à metade de baixo da tabela.
— O Cruzeiro estava na lista daquelas equipas que iam jogar do décimo lugar para baixo. E não sou eu que digo, vocês jornalistas é que fizeram. Nos programas de jornal, a gente estava do décimo para baixo sempre. Agora alguns escondem-se, mas naquela época foi tudo assim — cutucou o treinador.
A campanha celeste incluiu a segunda melhor defesa do campeonato, com 27 gols sofridos, além de um ataque eficiente, liderado por Kaio Jorge, artilheiro do Brasileirão com 21 gols.
No balanço, Jardim ainda destacou a presença do Mirassol no G-4, classificando o clube do interior paulista como um dos “intrusos” na briga pelo topo, ao lado do próprio Cruzeiro.
— Foi um campeonato em que os favoritos ficaram em primeiro e segundo. Depois, ficaram dois outsiders. Na primeira rodada, quando ganhamos do Mirassol, eu avisei que era uma equipe competente, mas as pessoas desvalorizam por não terem nomes. Fico satisfeito com a consistência que mostraram — comentou.
Mesmo com a derrota na Vila Belmiro, a partida serviu para dar minutos a vários jogadores pouco utilizados e a jovens formados na base. Kauã Prates e Rayan Lelis começaram o jogo, enquanto Kaique Kenji entrou no segundo tempo, numa amostra de como o clube já pensa também em médio e longo prazo.
— São miúdos que nós acompanhamos. Alguns mostraram que podem ser alternativas para o futuro, mas são meninos ainda, não podemos colocar a carga da responsabilidade em cima deles — ponderou Jardim.
Mineirão lotado e Cruzeiro x Corinthians “50×50”
Agora, o foco é totalmente na semifinal da Copa do Brasil. O primeiro jogo contra o Corinthians será no Mineirão, na quarta (10), às 21h30, com expectativa de 60 mil torcedores no Gigante da Pampulha. Todos os ingressos foram vendidos em menos de um dia, e o jogo da volta está marcado para domingo (14), na Neo Química Arena, em São Paulo.
— Os nossos adeptos já encheram o estádio, compraram todos os ingressos, isso é importante para nós. Meninão cheio e tentar fazer um bom jogo, com o objetivo de vencer para ver se ganhamos vantagem na eliminatória. Do outro lado temos um Corinthians que é uma camisola muito pesada no Brasil, já ganhou o Paulistão neste ano e tem grande qualidade no seu efetivo. Vai ser um jogo 50×50 entre duas grandes equipas — projetou o treinador, em coletiva.
Questionado sobre futuro e renovação de contrato, Jardim preferiu tirar o foco do tema e reforçar que o momento é de pensar apenas na decisão que vem pela frente.
— Não estamos aqui para falar do futuro, estamos a falar do presente. O presente é recuperar bem a equipa, preparar o jogo com o Corinthians e tentar ultrapassar esta semifinal, que é um objetivo coletivo de todos dentro do clube









































