Zerozero
·2 octobre 2025
Estrelinha azul

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·2 octobre 2025
Numa noite de futebol europeu no Estádio do Dragão, o FC Porto recebeu e venceu o Crvena Zvezda por 2-1. Num jogo que teve momentos de grande tensão e emoção até ao último minuto, foi Rodrigo Mora quem decidiu o duelo e acabou por ser a verdadeira estrelinha azul.
O jogo começou a favor dos azuis e brancos, que inauguraram o marcador logo aos oito minutos, por intermédio de William Gomes, através de uma grande penalidade bem executada.
O domínio inicial do FC Porto foi evidente, com a equipa a manter a posse de bola e a criar várias oportunidades de golo. No entanto, o Crvena Zvezda equilibrou as operações e chegou ao empate aos 32 minutos, com um golo de Vasilije Kostov, que soube aproveitar um ressalto na área após um livre de Tomás Handel - um velho conhecido do futebol português.
Apesar do golo sofrido, o FC Porto não baixou os braços e manteve a pressão alta, tentando desfazer a igualdade. No entanto, também demonstrou algum nervosismo e ansiedade, replicados pelos erros cometidos em campo, com vários passes falhados e dificuldades na construção ofensiva.
A segunda parte viu um jogo mais aberto, com oportunidades para ambos os lados. Francesco Farioli fez várias alterações ao onze alternativo apresentado e colocou Pablo Rosario a atuar como defesa-central, após a saída de Jan Bednarek.
Foram várias as ocasiões acumuladas pelos emblemas com o passar dos minutos - e algumas bem sonantes. Mas foi preciso chegar ao final para ver o Dragão em ebulição.
O momento decisivo surgiu ao cair do pano, aos 90 minutos, quando Rodrigo Mora, após uma excelente jogada individual de Pepe pela direita, conseguiu finalizar com sucesso, colocando os dragões novamente na frente do marcador e selando nova vitória na UEFA Europa League.
Com esta vitória, o FC Porto soma agora três pontos importantes na sua campanha europeia. Agora, segue-se o Benfica no Estádio do Dragão no próximo domingo.
Rodrigo Mora (FC Porto): o futuro que já é presente. O jovem dos dragões voltou a deixar marca e uma marca de peso. Para além da grande exibição que, onde encheu o campo, foi decisivo com o golo do triunfo. A cereja no topo do bolo para exibição que concretizou.
Victor Froholdt (FC Porto): não foi titular, é um facto, mas entrou para ajudar e equilibrar. Foi (novamente) o motor do FC Porto nos minutos em que esteve em campo e voltou a demonstrar o porquê de ser fundamental no desenho de Francesco Farioli.
Dominik Prpi? (FC Porto): estreou-se oficialmente a titular, recebeu rasgados elogios do treinador e fez por merecer. Pela frente, teve um gigante avançado - Marko Arnautovic - e soube perfeitamente dar conta do recado. Combativo, intenso e seguro.
Vasilije Kostov (Crvena Zvezda): o jogador mais jovem a marcar pelo Estrela Vermelha em competições europeias e talento para dar e vender. Mostrou-se no Estádio do Dragão e exibiu imensa qualidade no meio-campo dos sérvios. Daqueles para meter um olho. Afinal, tem apenas 17 anos.
Ficam várias dúvidas sobre o lance entre Marko Arnautovic e Dominik Prpic. O avançado acaba por dar uma cotovelada no central do FC Porto e colocou o jogador dos dragões a sangrar. O árbitro considerou movimento natural.
Onze do FC Porto:
Diogo Costa, Martim Fernandes, Jan Bednarek, Dominik Prpi?, Zaidu Sanusi, Pablo Rosario, Rodrigo Mora, Stephen Eustáquio, William Gomes, Deniz Gül, Ángel Alarcón
Onze do Crvena Zvezda:
Matheus Magalhães, Milos Veljkovic, Franklin Tebo, Nayair Tiknizyan, Seol Young-woo, Vasilije Kostov, Mirko Ivanic, Timi Elsnik, Tomás Händel, Nemanja Radonjic, Marko Arnautovic
1':
Começou a partida. Sai o FC Porto com bola.
8':
GOLO FC Porto: William Gomes marca de grande penalidade!
William Gomes marca o seu 2º golo na prova (2 jogos) William Gomes marcou o seu 5º golo na equipa (17 jogos)
Guarda-redes para um lado e William Gomes bate para o outro. O FC Porto está na frente do marcador.
14':
FC Porto: Deniz Gül
remata fora de área e obriga Matheus Magalhães a uma boa intervenção para defender!
20':
Tem sido um jogo confortável para o FC Porto. Com o domínio da posse de bola desde o primeiro minuto e com vantagem no resultado, os dragões têm conseguido travar a construção ofensiva do Estrela Vermelha que em pouco ou nada tem ameaçado a área defensiva azul e branca.
21':
Crvena Zvezda: Mirko Ivanic
cabeceia, após cruzamento de Nemanja Radonjic, e a bola passa pouco por cima da baliza de Diogo Costa!
31':
FC Porto: Rodrigo Mora
, junto à linha de fundo, tenta picar a bola sobre Matheus, após remate de Àngel Alarcón, mas a bola bate na malha lateral.
32':
GOLO Crvena Zvezda! Vasilije Kostov marca
Vasilije Kostov marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
Na sequência do pontapé livre batido por Tomás Handel, a defesa do FC Porto alivia, mas Kostov surge sozinho no centro da área a rematar de primeira para o golo do empate.
45 +5':
Após uma boa entrada do FC Porto em jogo e com um golo marcado ainda cedo na partida, o golo do empate do Estrela Vermelha veio causar nervosismo aos dragões. Vários passes falhados e dificuldades na construção resultaram nesta igualdade ao intervalo que ainda viu, nos últimos minutos, um conjunto forasteiro atrevido no ataque.
50':
Com a saída de Jan Bednarek, é Pablo Rosario quem está a atuar como central ao lado de Dominik Prpic.
55':
FC Porto: William Gomes
, após passe de Victor Froholdt, remata pouco ao lado da baliza, já dentro de área!
56':
Crvena Zvezda: Marko Arnautovic
cabeceia, após cruzamento milimétrico de Nayair Tiknizyan e a bola passa pouco ao lado da baliza!
75':
À entrada para os últimos 15 minutos da partida, resume-se uma segunda parte recheada de oportunidades parte a parte, mas fica na retina que o FC Porto está a atuar com Pablo Rosario a central e sem qualquer ponta-de-lança de raiz. O Estrela Vermelha tenta ganhar espaços na construção ofensiva, mas os dragões têm impedido avanços nos últimos momentos.
88':
Crvena Zvezda: Bruno Duarte
recebe a bola dentro de área e remata pouco por cima da baliza!
90':
GOLO FC Porto! Rodrigo Mora marca
No último minuto, o FC Porto chega à vantagem! Após arrancada de Pêpê pela direita, o mesmo serve Rodrigo Mora que surge isolado e pronto a encostar para golo!
90 +5':
O árbitro apita para o final da partida.
Fim de Jogo:
O FC Porto volta a vencer na Liga Europa com golo de Rodrigo Mora ao cair do pano. Fo um dos jogadores mais evidenciados e coroou a exibição com golo. Foi uma primeira parte dividida entre ambos os emblemas e uma segunda parte com oportunidades repartidas. O Estrela Vermelha tentou chegar ao golo, mas foi a estrela azul do dragão que brilhou mais.
Melhor em campo:
Rodrigo Mora (FCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Criaitivo e decisivo. O jovem portista voltou a evidenciar-se.