oGol.com.br
·22 décembre 2025
Lesões antecipam aposentadoria de Rafinha Alcântara: 'Foi difícil aceitar'

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·22 décembre 2025

Aos 32 anos, e através de um vídeo publicado em suas redes sociais, Rafinha Alcântara anunciou oficialmente sua aposentadoria aos 32 anos. O meio-campista ex-Barcelona, PSG e Internazionale tomou essa decisão por conta de problemas físicos, como dito no vídeo.
Uma grave lesão sofrida em 2024 foi crucial para essa recente decisão do filho de Mazinho. "Há pouco mais de um ano, sofri uma lesão séria no meu joelho. Infelizmente, isso me impede de voltar a competir no mais alto nível", disse o atleta brasileiro.
"Foi difícil aceitar que não podia continuar, o futebol foi minha vida desde que me lembro e entender que nunca mais poderia me dedicar a ele, como sempre fiz, foi um processo difícil. Mas, com o tempo, também aprendi a olhar para trás com gratidão pela minha trajetória incrível", continuou dizendo na gravação.
Rafinha Alcântara põe um ponto final em sua carreira com 355 partidas disputadas e 52 gols em sua carreira. Entre vários títulos conquistados fica o destaque para a Liga dos Campeões (2014/15), para a Supercopa da Europa (2015), enquanto jogador do Barcelona, e para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, pela seleção brasileira.
O meia brasileiro se projetou para o futebol no Barcelona, onde começou nas categorias de base e fez a transição ao profissional. Rafinha passou por Celta, Internazionale PSG, Real Sociedad e Al-Arabi, seu último clube. Em sua última temporada, o jogador disputou 21 partidas, marcou sete gols e deu quatro assistências.
A carreira de Rafinha não se encontrou com o futebol brasileiro por pouco. Ao fim de sua passagem pelo Barcelona, o meia teve o nome veiculado em clubes como Flamengo Palmeiras e Corinthians, mas, no fim das contas, o casamento nunca aconteceu.









































