MundoBola Flamengo
·17 septembre 2025
Nação na ONU: torcedores elegem ídolos como ministros do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·17 septembre 2025
O Flamengo lançou uma nova etapa da campanha “Nação na ONU”. A meta atual é chegar em 1 milhão de assinaturas na petição pelo reconhecimento de “nação socio-cultural”. Durante o processo, o clube convidou os torcedores a elegerem ídolos para cargos simbólicos no governo do Rubro-Negro.
A iniciativa combina engajamento digital e valorização de grandes nomes da história do Flamengo. Os primeiros “ministros” já foram eleitos, e a ação promete mobilizar a torcida ainda mais.
Cada ícone escolhido recebe um título simbólico que reflete sua importância para o clube, sempre após dias de interação dos rubro-negros nas redes sociais. Júlio César, Diego Ribas e Jorge Ben Jor são os ministros rubro-negros até o momento; confira
Júlio César foi o primeiro eleito para integrar o "governo Nação Rubro-Negra". Revelado pelo Flamengo, o goleiro atuou no clube por oito anos e é lembrado como um dos melhores da história. Fundamental em títulos importantes e também momentos críticos, ajudando a evitar rebaixamentos.
Ao longo da carreira com o Manto, disputou 287 partidas e conquistou 7 troféus: Copa Mercosul (1999); Copa dos Campeões (2001); Copa dos Campeões Mundiais (1997); Carioca (1999, 2000, 2001, 2004).
O ídolo retornou em 2018 para encerrar a carreira no Flamengo, despedida emocionante e com grande atuação contra o América-MG.
Diego Ribas foi eleito para Ministro das Relações Exteriores. O ex-Camisa 10 é um dos representantes da nova fase vitoriosa do Flamengo, sendo um dos pilares do projeto. O meia foi contratado em 2016 para simbolizar a melhora do elenco a partir da reestruturação financeira.
Após anos de momentos conturbados, Diego Ribas fez parte da sequência vitoriosa do Mais Querido entre 2019 e 2022. Foram 285 partidas vestindo o Manto Sagrado, com 12 títulos.
São eles: 4 Cariocas (2017, 2019, 2020 e 2021); 2 Libertadores (2019 e 2022); 2 Brasileiros (2019 e 2020); 2 Supercopas (2020 e 2021); 1 Recopa Sul-Americana (2020); 1 Copa do Brasil (2022);
Jorge Ben Jor foi eleito pela Nação Rubro-Negra como Ministro da Cultura. Ícone da música brasileira, o cantor e compositor sempre manteve o Flamengo como parte central da sua obra, levando o clube para os palcos e para o mundo inteiro em suas canções.
Antes da fama, chegou a defender o infanto-juvenil do Mais Querido, mas foi na música que escreveu seu nome na história. Ben Jor eternizou ídolos e momentos do Flamengo em músicas como “Camisa 10 da Gávea”, dedicada a Zico, e “Fio Maravilha”, inspirada em um gol inesquecível no Maracanã.
O clube também aparece em clássicos como “País Tropical”, “Eu Vou Torcer” e “Cadê Tereza”. Até nas capas de seus discos, o rubro-negrismo esteve presente, como no álbum “Jorge Ben” (1969), que traz o escudo do Flamengo em destaque.
Para participar da petição do Flamengo, o torcedor deve acessar o site oficial peticao.flamengo.com.br, criado pelo clube para permitir assinaturas digitais.
É necessário informar nome completo, CPF, e-mail e telefone para validar a assinatura. Após preencher os dados, basta clicar em “assinar petição” e, se solicitado, inserir o código enviado por e-mail para concluir o processo.
No mesmo site, os interessados encontram mais detalhes sobre a proposta e os objetivos da campanha, que contou com a participação de Zico.