Zerozero
·4 November 2025
Sub-16 | Com Ronaldo Jr a partir do banco e <i>bis</i> de Rafael Cabral, Portugal conquista Taça das Federações!

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·4 November 2025

Com Cristiano Ronaldo Jr. a saltar do banco de suplentes, a seleção de sub-16 portuguesa venceu, na manhã desta terça-feira, a congénere de Inglaterra por 2-1 e conquistou a Taça das Federações 2025! A formação lusa recorreu ao bis de Rafael Cabral para derrotar a seleção dos três leões e fez o pleno na prova - três vitórias em três encontros.
As duas seleções apresentaram estratégias distintas no embate. Enquantos os ingleses tentaram, desde cedo, controlar o ritmo de jogo e imprimir velocidade e dinamismo no terreno de jogo, os pupilos de Filipe Ramos apostaram na coesão defensiva e feriram o adversário com contra-ataques rápidos e letais.
Após alguns minutos de muito equilíbrio, o conjunto lusitano inaugurou o marcador à passagem do oitavo minuto de jogo. Rafael Cabral aproveitou uma desatenção na linha defensiva inglesa, recolheu a bola pelo lado direito e enganou o guardião contrário, atirando o esférico para o fundo das redes.
Face ao golo sofrido, a seleção de Inglaterra tentou subir as linhas em busca da igualdade, mas tornou a sofrer um duro golpe no encontro. Isto porque, aos 29 minutos, Rafael Cabral - que viveu uma manhã inspirada - apareceu em zona de tiro e firmou o bis na conta pessoal, dilatando a vantagem.
Já no segundo tempo, Portugal teve uma oportunidade de ouro para 'fechar' o triunfo, mas Rafael Cabral desperdiçou uma grande penalidade - Lucca Benetton adivinhou o lado e travou o remate. Pouco depois, a turma inglesa conseguiu reduzir, por intermédio de Reggie Watson. O camisola '14' converteu eficazmente um pontapé livre com um remate potente, que ainda sofreu um ligeiro desvio na barreira.
Ainda assim, os lusos conseguiram resguardar o resultado até ao final, apesar da insistência inglesa até ao final. Com um registo invicto na competição, Portugal sagra-se, assim, campeão da Taça das Federações 2025!

Onze do Portugal:
Tiago Amorim, Tomás Pedrosa, Samuel Tavares, Tiago Freitas, Victor Bastianele, Guilherme Castro, Gonçalo Fontes, Leonardo Damião, José Garrafa, Rafael Cabral, Carlos Moita

Onze do Inglaterra:
Lucca Benetton, Les Yeutembip, George Jobling, Josh Henry, Chase Kapotwe, David Eze, Xavier Parker, Reggie Watson, Joshua Abe, Vincent Joseph, JJ Gabriel
1':

Começou a partida!
8':

GOLO Portugal! Rafael Cabral marca
Rafael Cabral aproveita uma desatenção defensiva da linha defensiva inglesa e recupera a posse, atirando, posteriormente, a contar, após deixar o guarda-redes estendido no relvado.
12':

Lição de eficácia lusa! Inglaterra tem controlado o ritmo do jogo, com algumas aproximações de perigo à baliza contrária, mas Portugal aproveitou as poucas oportunidades que teve para carimbar o golo da vantagem! Mérito luso no duelo até agora.
26':

Sufoco inglês nos últimos minutos. Portugal luta para resguardar a vantagem.
28':

José Garrafa (Portugal) remata ao poste!!!
O camisola '7' de Portugal avançou de forma destemida e tentou a sua sorte, mas acabou por ser travado pelo poste.
29':

GOLO Portugal! Rafael Cabral marca
Rafael Cabral aparece em posição de finalização, após trabalhar bem pelo lado esquerdo, e atira a contar, dilatando a vantagem lusa.
Intervalo:

Vantagem justa para Portugal, que vence com um bis de Rafael Cabral! A formação lusa destacou-se, principalmente, pela coesão defensiva e pela aposta em contra-ataques rápidos letais. Ainda que a seleção inglesa tenha mantido, durante longos períodos, a posse de bola, em busca de espaços para atacar, Portugal não garantiu esse espaço e manteve a solidez defensiva.
46':

George Jobling derrubou José Garrafa no interior da área inglesa e o juiz da partida assinalou, prontamente, grande penalidade a favor de Portugal!
47':

Rafael Cabral (Portugal) falha a grande penalidade!
53':

GOLO Inglaterra! Reggie Watson marca
Reggie Watson converte com eficácia um pontapé livre a longa distância. O remate sofre um ligeiro desvio na barreira e termina no fundo das redes lusas.
66':

Duelo muito equilibrado nesta fase do jogo.
83':

Cristiano Ronaldo Jr continua no banco de suplentes.
85':

Inglaterra situa-se, maioritariamente, em terrenos avançados, em busca do tento da igualdade, mas Portugal tem conseguido manter a coesão defensiva e resguardar a vantagem no duelo!
88':

Linha defensiva lusa mantém-se bastante coesa!
90 +3':

Cristiano Ronaldo Jr entra em campo!
90 +6':

O árbitro apita para o final da partida.
Fim de Jogo:

Portugal conquista a Taça das Federações 2025! A formação lusa mostrou-se bastante coesa em termos defensivos e bateu a seleção de Inglaterra, conquistando o pleno na prova!
Melhor em campo:

Rafael Cabral (POR) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Apesar de ter desperdiçado uma grande penalidade, foi a principal arma ofensiva de Portugal, tendo rubricado um bis no duelo.









































