Copa do Brasil 2026: CBF estuda mudanças para clubes da Série A | OneFootball

Copa do Brasil 2026: CBF estuda mudanças para clubes da Série A | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·28 settembre 2025

Copa do Brasil 2026: CBF estuda mudanças para clubes da Série A

Immagine dell'articolo:Copa do Brasil 2026: CBF estuda mudanças para clubes da Série A

A CBF planeja alterações importantes na Copa do Brasil a partir de 2026, visando reduzir o número de jogos das equipes da Série A. Entre as ideias discutidas, está a entrada das equipes da elite do futebol brasileiro em uma fase mais avançada do mata-mata. Um novo calendário deve ser anunciado em outubro.

A entidade estuda medidas para enxugar o número de partidas, o que afeta não apenas a Copa do Brasil, já que os Estaduais passam a ter 11 datas. A medida visa não apenas aliviar a carga física dos atletas, mas também adequar o futebol brasileiro aos torneios internacionais.


OneFootball Video


A temporada de 2025 está com um calendário muito apertado devido à pausa para a Copa do Mundo de Clubes. Interrupção que será uma constante nos próximos anos. Isso porque a próxima temporada terá Copa do Mundo, o Brasil será sede da Copa Feminina em 2027, 2028 tem Copa América, em 2029 já volta a Copa do Mundo de Clubes e assim por diante.

O Flamengo, por exemplo, já disputou 53 partidas nesta temporada. A participação na Copa do Brasil foi mais curta, com eliminação nas oitavas de final, o que poderia ter elevado ainda mais o número de partidas.

Até o fim do ano, o Rubro-Negro ainda terá 14 jogos do Brasileirão e pelo menos dois da Libertadores, podendo chegar a três caso avance para a final. Em caso de título da Libertadores, ainda precisará disputar de 1 a 3 jogos da Copa Intercontinental. Ou seja, tem entre 16 e 20 partidas até o fim da temporada, podendo chegar a um total de 69 a 73 jogos no ano.

Copa do Brasil: mudanças de formato e datas

Além da entrada tardia dos clubes da Série A, a CBF discute alterar o período em que a Copa do Brasil é disputada. A ideia é tornar as mudanças deste ano definitivas, com a final do mata-mata após o término do Brasileirão.

Decisão que gerou críticas do Flamengo. Isso porque reduz as semanas livre para treinamentos dos times que foram eliminados da Copa do Brasil, mas seguem na disputa da liga nacional e a Libertadores. É justamente o caso do Rubro-Negro nesta temporada. Ao mesmo tempo, o calendário anterior poderia causar conflito com a Copa Intercontinental.

Com essas mudanças, a CBF espera entregar um calendário mais enxuto para evitar os problemas que tentou corrigir ao longo deste ano. A entidade poderá avaliar se o novo modelo vai atender as necessidades para todos os próximos anos com torneios internacionais no meio da temporada.

Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.

Visualizza l' imprint del creator