Esporte News Mundo
·20 febbraio 2026
Danilo resgata vídeo contra o racismo e movimenta bastidores do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·20 febbraio 2026

O lateral-direito Danilo, do Flamengo, publicou nas redes sociais nesta sexta-feira (20) um vídeo antigo em que faz um discurso firme sobre racismo e empatia, movimento que foi interpretado por torcedores e observadores como uma resposta indireta às recentes declarações do técnico Filipe Luís.
Na sexta-feira (20), Danilo publicou um vídeo antigo de uma entrevista sua, sem citar diretamente o episódio ou o treinador, mas com uma mensagem clara sobre como situações de racismo devem ser enfrentadas. Confira:
https://twitter.com/pabloraphaelrua/status/2024900680197046779?s=46
A publicação foi rapidamente associada, por parte do público, às falas de Filipe Luís, levantando a percepção de um recado indireto dentro do próprio elenco. Oficialmente, nenhum dos envolvidos confirmou qualquer relação direta entre os episódios.
Um dia antes, em solo argentino após a derrota do Flamengo para o Lanús, pela ida da Recopa Sul-Americana, Filipe Luís foi questionado sobre o episódio envolvendo Vinícius Júnior, comentou o caso com cautela e destacou a complexidade do tema.
“É um tema muito mais delicado do que pensamos, um tema que envolve muitas coisas. Para mim é simples, ele (Prestianni) tapou a boca e não deveria ter tapado a boca para dizer o que deveria dizer, e isso gera toda essa revolta e agora é a palavra de um contra de outro. Isto é muito delicado e, se ele disse isso, tem de pagar. Mas repito, é a palavra de um contra de outro e não sou eu quem pode julgar”, afirmou o treinador.
Filipe ampliou o discurso para além do episódio específico, o que acabou gerando críticas nas redes sociais.
“Sempre fui muito bem tratado, a Argentina me encanta. Sou muito feliz aqui, muito bem recebido. Só tenho boas palavras para a Argentina. Um caso isolado como esse não influencia em nada do que penso sobre este país, que é tão lindo”, concluiu o técnico.
As declarações dividiram opiniões, principalmente entre torcedores que esperavam uma postura mais contundente diante de mais um caso de racismo envolvendo um jogador brasileiro no futebol europeu.
O pano de fundo da repercussão começou na terça-feira (17), durante a vitória do Real Madrid sobre o Benfica, pelo jogo de ida do playoff da Liga dos Campeões.
Autor de um golaço no Estádio da Luz, Vinícius Júnior denunciou ter sido alvo de racismo em campo, acusando o argentino Prestianni, jogador do time português.
Logo após dançar na comemoração do gol, o atacante brasileiro se dirigiu à arbitragem, que acionou o protocolo antirracismo da Uefa, fazendo com que a partida ficasse paralisada por cerca de dez minutos, enquanto Vinícius era amparado por companheiros como Mbappé e Tchouaméni.
O técnico do Benfica, José Mourinho, conversou com o brasileiro, e houve discussões entre integrantes das duas comissões técnicas. Quando o jogo foi retomado, Vinícius passou a ser vaiado a cada toque na bola, assim como Mbappé.
A comemoração com dança rendeu ainda um cartão amarelo ao camisa 7, que reclamou bastante da punição. Apesar do clima hostil, o Real Madrid venceu fora de casa e abriu vantagem no confronto.
Live


Live







































