Derrota do Flamengo mantém Corinthians como último campeão mundial fora da Europa | OneFootball

Derrota do Flamengo mantém Corinthians como último campeão mundial fora da Europa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·17 dicembre 2025

Derrota do Flamengo mantém Corinthians como último campeão mundial fora da Europa

Immagine dell'articolo:Derrota do Flamengo mantém Corinthians como último campeão mundial fora da Europa

A derrota do Flamengo para o Paris Saint-Germain na final da Copa Intercontinental de 2025 reforçou um dado que já se arrasta há mais de uma década no futebol mundial: o Corinthians segue sendo o último clube fora da Europa a conquistar um título mundial. Campeão em 2012, ao bater o Chelsea por 1 a 0 no Japão, o Timão permanece como a última exceção em meio à hegemonia europeia que se consolidou desde então.

No Catar, o Flamengo teve a chance de quebrar esse domínio, mas acabou superado pelo PSG nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. O resultado ampliou a sequência de frustrações sul-americanas e, especialmente, brasileiras no torneio, seja no antigo Mundial de Clubes, na Copa Intercontinental reformulada ou na recente Copa do Mundo de Clubes.


OneFootball Video


Desde 2012, diversos clubes brasileiros chegaram ao Mundial com expectativa de repetir feitos históricos, mas todos esbarraram. O Atlético-MG caiu diante do Raja Casablanca em 2013, o Grêmio perdeu a final para o Real Madrid em 2017, o Flamengo foi vice em 2019 contra o Liverpool e novamente derrotado agora em 2025, enquanto o Palmeiras amargou o quarto lugar em 2020 e o vice em 2021 diante do Chelsea.

O Fluminense, em 2023, também não resistiu ao Manchester City, sendo superado de forma contundente na decisão, assim como o Botafogo, que nem chegou na final contra o Real Madrid em 2023, caindo para o Pachuca.

Além dos clubes brasileiros, equipes tradicionais de outras partes do mundo também falharam na tentativa de conquistar o título mundial. Al Hilal (Arábia Saudita), Pachuca e Tigres (México), Al Ain (Emirados Árabes Unidos), Kashima Antlers (Japão), River Plate e San Lorenzo (Argentina) chegaram a disputar decisões, mas não conseguiram levantar o troféu.

Visualizza l' imprint del creator