Deus me Dibre
·27 settembre 2025
Em noite de coletivo ruim, Cruzeiro é superado por Vasco em São Januário

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·27 settembre 2025
Cruzeiro e Vasco se enfrentaram na noite deste sábado (27) no estádio de São Januário, em confronto válido pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A Raposa entrou em campo em busca de se manter na briga pelas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro, enquanto o Vasco buscava uma sequência positiva no Campeonato e a segunda vitória seguida como mandante.
Para o jogo desta noite, Leonardo Jardim foi a campo com uma baixa na equipe titular, a suspensão de Villalba, colocando Jonathan Jesus na zaga. A outra baixa era no banco de reservas: Gabigol, também suspenso, não pode participar da partida. Assim o Cruzeiro foi a campo:
O Cruzeiro começou a partida como manda a cartilha do técnico Leonardo Jardim: pressionando a equipe adversária e tentando forçar um erro do Vasco, que mantinha, de início, a tentativa de ter a posse de bola e sair em bloco. O jogo dava espaços para ambos os times chegarem ao ataque, principalmente em erros forçados por ambos os lados.
Quem levou a melhor foi o Vasco, numa jogada em que o Cruzeiro errou duas vezes, a bola invertida chegou em PH, numa falha de Kaiki e o cruzamento foi certeiro para Rayan, que subiu praticamente sozinho, fazer o gol: Vasco 1 a 0 Cruzeiro aos 7 minutos.
A partir do gol, as situações do jogo ficaram bem diferentes. Ao contrário do que se esperava, o time comandado por Fernando Diniz abriu mão da posse da bola para se manter com linhas baixas e recuados. O Cruzeiro tinha volume de jogo ofensivo, mas Matheus Pereira, melhor jogador em campo, não conseguia encontrar seus pares para complementar as jogadas. Wanderson era um dos jogadores mais acionados, mas que errava muito na conclusão das jogadas.
O Vasco assustava o Cruzeiro principalmente quando conseguia conectar os contra-ataques, mas tinha dificuldades em chegar até a finalização. Matheus Pereira seguiu, até o final do jogo, sendo o principal articulador, mas a bola não chegava ao artilheiro Kaio Jorge, que estava bem marcado pela defesa vascaína.
Com o Cruzeiro pressionando em busca do empate e o Vasco tentando sair em velocidade nos espaços deixados, o jogo terminou sem outros gols e com o Vasco em vantagem no placar.
Para a volta do intervalo, Jardim promoveu uma mudança na equipe, com a entrada do jovem Arroyo no lugar de Wanderson, dando ainda mais características ofensivas ao Cruzeiro. E, de fato, o Cruzeiro conseguiu levar mais perigo ao Léo Jardim com Arroyo aparecendo no ataque, enquanto MP seguia sendo o grande cérebro da equipe.
O Cruzeiro perdeu ótimas chances de empatar, uma delas com Christian, recebendo limpo na grande área e mandando pra fora. Na tentativa de mudar mais uma vez e dar mais ganho técnico, Jardim optou por colocar Matheus Henrique em campo, caindo pela direita, no lugar de Christian, mas o que deveria ser uma solução, acabou virando um problema: em sua primeira participação no jogo, Matheus Henrique falhou, deixou PH roubar a bola e sair cara a cara com Cássio pra marcar. Vasco 2 a 0 Cruzeiro aos 15 minutos.
Outra alteração foi feita, na sequência, com Marquinhos entrando no lugar de Lucas Romero e projetando, ainda mais, o Cruzeiro à frente. A Raposa continuava mantendo a pressão, com mais jogadores no campo de ataque, mas na tomada de decisão, errava constantemente e desperdiçava o que poderiam ser boas chegadas ao ataque, enquanto preocupava com os contragolpes que também levavam perigos por conta de decisões erradas no setor defensivo.
O jogo manteve esse ritmo até o final. Jardim gastou suas últimas substituições colocando em campo Bolasie e João Marcelo – saíram Kaiki e Jonathan Jesus – o zagueiro retornava ao campo depois de sete meses parado por conta de uma lesão ligamentar.
A pressão do Cruzeiro continuou sem dar resultados e coube ao Vasco manter o placar até o fim do jogo. O time mandante chegou a levar até mais perigo nos acréscimos, em chute defendendo por Cássio, mas o placar não teve alterações. Vasco 2 a 0 Cruzeiro.
Agora o time de Leonardo Jardim se prepara para enfrentar o Flamengo, pela 26ª rodada do Brasileirão, na próxima quinta-feira (2), às 20h30, no Maracanã, em jogo que pode valer a disputa pela liderança da competição a depender da sequência da rodada.