Zerozero
·26 settembre 2025
FC Porto: arrancar com vitória na estreia europeia tem sido sinónimo de apuramento

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·26 settembre 2025
Apesar das dificuldades sentidas - e dos 'sustos' sofridos - na deslocação ao reduto do Red Bull Salzburg, William Gomes protagonizou um momento individual brilhante e, com um golo ao cair do pano, resgatou um suado triunfo para os azuis e brancos. O FC Porto arranca, assim, com o pé direito no cenário europeu de 2025/26.
Desta forma, a formação da Invicta iniciou uma caminhada europeia - contabilizando edições da prova com fase de grupos - com triunfo pela 13.ª vez na história e o cenário é bastante animador.
De acordo com o nosso PlaymakerStats, os portistas alcançaram a fase a eliminar em dez das 12 ocasiões já disputadas - excluindo, naturalmente, a edição atual -, o que representa um aproveitamento de 83.3 por cento.
O primeiro caso de vitória azul e branca na estreia, mas que não se traduziu em apuramento para a fase seguinte, prende-se com a temporada 2011/12. Na altura, os dragões iniciaram a prestação na Europa com um triunfo diante do Shakhtar Donetsk, mas terminaram a fase de grupos no terceiro posto e foram, assim, relegados para a Liga Europa.
Em 2013/14 o cenário voltou a repetir-se, sendo que o conjunto do Porto arrancou com uma vitória no reduto do Austria Wien, mas foi incapaz de alcançar os oitavos da Liga dos Campeões, continuando o respetivo percurso na competição secundária da UEFA.
Com estes dois cenários em mente, a vitória sofrida na Áustria permite que o FC Porto sonhe com o apuramento e carimbe pela 11.ª vez o apuramento para a fase seguinte de uma prova europeia. Com sete jogos ainda por disputar, as contas dos azuis e brancos estão todas em aberto.
Segue-se, agora, o Estrela Vermelha na travessia do dragão - o duelo a contar para a segunda jornada da Liga Europa disputa-se na casa do FC Porto a 2 de outubro.