Portal dos Dragões
·13 novembre 2025
FC Porto pede uniformidade do VAR e tecnologias de arbitragem na Europa

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·13 novembre 2025

André Villas-Boas participou, na terça-feira passada, no Men’s Football Working Group, um encontro organizado pela Associação de Clubes Europeus (EFC) em Frankfurt, onde abordou um conjunto de assuntos que serão remetidos para análise e decisão do Comité Executivo da UEFA.
Num comunicado divulgado nas plataformas oficiais, o FC Porto refere que o seu presidente transmitiu “várias preocupações perante David Elleray, ex-árbitro internacional e representante” do International Football Association Board (denominado por IFAB, organismo responsável por reger as leis do futebol mundial).
“Entre os temas centrais esteve o calendário internacional, onde foi debatida a necessidade de um alinhamento mais eficaz entre clubes e federações nacionais no processo de chamadas dos jogadores às seleções, bem como propostas que visem salvaguardar o direito ao descanso dos atletas e promover uma gestão mais equilibrada das épocas desportivas”, pode ler-se.
“O presidente portista reforçou o papel determinante que o IFAB pode desempenhar ao sensibilizar a UEFA para a importância de garantir a uniformidade do VAR e das tecnologias de arbitragem – como a tecnologia da linha de golo e o fora de jogo automático – em todas as competições europeias e, idealmente, em todos os países do Top 8 do ranking UEFA”, acrescenta.
“David Elleray adiantou que poderão surgir em breve novidades e alterações ao protocolo do VAR, permitindo a sua intervenção em casos de erro grosseiro evidente. Também foram discutidas medidas para aumentar o tempo útil de jogo, uma preocupação crescente no panorama internacional”, completa.
Os dragões concluem a nota sublinhando que, com esta participação, procuraram reforçar “o seu compromisso em influenciar positivamente o debate europeu, defendendo soluções que protejam os jogadores, promovam a integridade competitiva e contribuam para um futebol mais justo, moderno e sustentável”.
Futebol português em convulsão
A intervenção de André Villas-Boas acontece numa semana em que o futebol português vive um clima de grande tensão, sobretudo devido a polémicas de arbitragem nas duas últimas jornadas da I Liga, com destaque para casos envolvendo o próprio FC Porto.
Fábio Veríssimo, árbitro pertencente à Associação de Futebol de Leiria, acusou o clube de, alegadamente, o pressionar ao colocar no seu balneário uma televisão onde teriam sido exibidos lances em que, alegadamente, teria cometido erros, ao intervalo e após o apito final da vitória por 2-1 sobre o Sporting de Braga.
Na ronda seguinte, Rui Costa, director-geral e treinador do Benfica, respetivamente presidente, director-geral e treinador, criticaram com veemência a arbitragem liderada por Gustavo Correia no encontro com o Casa Pia, realizado no Estádio da Luz, que terminou num empate a duas bolas.
Entretanto, também João Gonçalves foi alvo de fortes críticas na sequência do polémico pontapé de canto assinalado a favor do Sporting, do qual resultou o golo de Morten Hjulmand já no período de compensação, que valeu ao conjunto leonino uma vitória suada sobre o Santa Clara, por 1-2, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Live









































