Zerozero
·5 novembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·5 novembre 2024
A FIFA divulgou, esta terça-feira, as regras do Mundial de Clubes, assim como os critérios de desempate da competição, que vai acontecer, nos Estados Unidos da América, entre 15 de junho e 13 de julho. Benfica e FC Porto são os representantes portugueses na prova, por força do ranking da UEFA.
Numa altura em que falta conhecer o vencedor da Copa Libertadores, entre Atlético Mineiro e Botafogo, para ficar fechada a lista de clubes que vão participar no Mundial de Clubes da FIFA, o organismo que tutela o futebol mundial acrescentou novas informações sobre a prova, já depois de ter dito no início de outubro, que vai haver uma data extra para inscrever jogadores para a competição.
Os clubes sabem que têm de chegar a território norte-americano entre três e cinco dias antes de começar a prova e que na comitiva podem ir 35 jogadores. A lista de inscritos é extensa, mas apenas 26 atletas podem figurar na ficha de cada jogo.
Outra das certezas divulga pela FIFA está relacionada com o período de transferências aberto a 1 de julho. Os jogadores só podem jogar por uma equipa, na competição. Ou seja, se algum atleta mudar de clube durante a prova, não pode jogar mais a competição.
Com data do sorteio da fase de grupos - serão oito grupos de quatro equipas cada -, assim como prémios por divulgar, a FIFA centrou a sua comunicação, esta terça-feira, também nos critérios de desempate, assim como os cartões amarelos. O confronto direto é o primeiro critério de desempate, seguindo-se a diferença entre golos marcados e sofridos e só por último os golos marcados. As duas primeiras equipas seguem para a fase a eliminar da competição. Dois cartões amarelos obriga o jogador a cumprir um jogo de castigo e só nos quartos-de-final os futebolistas limpam os cartões.