MundoBola Flamengo
·26 ottobre 2025
Flamengo já desperdiçou 10 pontos contra times da parte de baixo do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·26 ottobre 2025

Em um verdadeiro balde de água fria após vitórias empolgantes contra o rival Botafogo e o líder Palmeiras, o Flamengo foi derrotado pelo vice-lanterna Fortaleza por 1 a 0 neste sábado (25), na Arena Castelão. O tropeço elevou para 10 o número de pontos perdidos pelo clube contra adversários que figuram na segunda página da classificação da Série A.
A derrota foi classificada como "dolorosa" pelo técnico Filipe Luís e pelos jogadores, que admitiram o desempenho ruim da equipe. O resultado pode ter um custo duplo, caso o Palmeiras pontue contra o Cruzeiro neste domingo (26) e aumente a distância na liderança do campeonato.
O revés em Fortaleza não é um caso isolado e expõe um problema crônico do Flamengo na competição. Além da derrota para o 19º colocado (30ª rodada), o time de Filipe Luís já havia perdido para o Santos, então 16º colocado, na 14ª rodada (1 a 0). Há ainda empates em casa contra o Grêmio, 14º na 22ª rodada (1 a 1), e o Vasco, 15º na 24ª (1 a 1).
Essas situações fogem do planejamento do clube, que vê pontos considerados "obrigatórios" escorrerem pelos dedos. Por outro lado, o Flamengo também conseguiu impor sua superioridade contra equipes da metade inferior: venceu os dois jogos contra Vitória e Juventude, bateu o Internacional e goleou o próprio Fortaleza no primeiro turno, no Maracanã.
Ainda restam dois confrontos diretos contra o lanterna Sport, nos quais a equipe será obrigada a buscar seis pontos que podem fazer toda a diferença na matemática final da competição.
Tendo o título brasileiro como prioridade na temporada, o Flamengo também perdeu pontos para times da parte de cima da tabela, em um contexto considerado mais natural.
A equipe não conseguiu vencer o Cruzeiro (uma derrota e um empate), empatou com o Botafogo no primeiro turno (venceu no segundo) e foi derrotada pelo Bahia (venceu no primeiro turno). Em contrapartida, demonstrou força ao vencer o líder Palmeiras duas vezes, e derrotar o Mirassol.
O Flamengo agora precisa "virar a chave" e deixar o Brasileirão momentaneamente de lado. O foco total se volta para a decisão na Copa Libertadores. Após vencer o jogo de ida da semifinal por 1 a 0 no Maracanã, o time viaja à Argentina para enfrentar o Racing na próxima quarta-feira (29), às 21h30, valendo a vaga na grande final continental.









































