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Coluna do Fla

·10 ottobre 2025

Governo do Rio analisa possível venda de naming rights do Maracanã por dupla Fla-Flu

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Dupla Fla-Flu oficializou o pedido para venda de naming rights do Maracanã


Flamengo e Fluminense dividem a gestão do Maracanã desde 2019. Agora, o Governo do Estado do Rio de Janeiro analisa um desejo antigo da dupla Fla-Flu: vender um possível naming rights do estádio.

Em resumo, o Governo do Rio começou a análise técnica do caso para possível negociação do nome do Maracanã. Com isso, Fla-Flu podem realizar a maior venda de naming rights de um estádio do Brasil, caso o desejo se concretize.


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Como vai funcionar a análise?

Antes de mais nada, a secretaria da Casa Civil que vai comandar os estudos técnicos para analisar a legislação vigente em licitações, além do edital de concessão do Maracanã, que nem previa nem proibia a negociação de c

Por fim, a Casa Civil também vai analisar tudoo que diz respeito ao tombamento do estádio. Vale lembrar que, segundo o GE, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ainda em abril, falou sobre o tema.

À época, o Iphan explicou que é “possível adquirir o direito de exploração do nome do Maracanã”. Além disso, o instituto explicou que qualquer alteração na identificação do estádio na facha precisava ser previamente solicitada e aprovada pela própria instituição.

O Iphan esclarece ainda que qualquer alteração na identificação do estádio em sua fachada deve ser previamente solicitada e aprovada pelo Instituto, conforme determina o Decreto-Lei nº 25/1937, que estabelece que bens tombados não podem ser alterados sem autorização prévia da autarquia.

Por fim, o Iphan afirmou que mesmo que aconteça a venda de naming rights do Maracanã, o nome oficial do local continuará sendo Estádio Jornalista Mário Filho. Agora, a expectativa é que autorização para prosseguir com as negociações saia ainda em outubro.

Como funciona a gestão do Maracanã?

Cabe lembrar que, em 2024, Flamengo e Fluminense ganharam a concessão do Maracanã por 20 anos. O clube rubro-negro tem 65% da participação societária do Consórcio, e o tricolor tem 35%.

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