Coluna do Fla
·9 dicembre 2025
Jogador do Cruz Azul rebate Filipe Luís e elege 4 destaques do Flamengo no Mundial

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·9 dicembre 2025

A véspera do jogo entre Flamengo e Cruz Azul (MEX) foi marcada por entrevistas nos dois clubes. Pelo lado rubro-negro, o técnico Filipe Luís disse que o meia Lorenzo Faravelli é o destaque do campeão da Concacaf. Lisonjeado com o elogio, o argentino respondeu e exaltou o comandante do Mengão.
— Uma pessoa como ele, a carreira que ele tem como jogador, o que está conseguindo como técnico em seu primeiro trabalho. Obviamente é um motivo de orgulho. Fico contente com um reconhecimento assim. E devolvo, pois ele está fazendo um trabalho magnífico como treinador. Tomara que amanhã seja uma grande partida, vamos jogar contra uma grande equipe que tem autoria, que tem a sua mão —, disse Faravelli.
Faravelli conhece bem o Flamengo, afinal, o meia teve passagem pelo Independiente del Valle (EQU). Inclusive, o jogador foi vice da Recopa 2020 e ganhou a mesma competição em 2023, no Maracanã, diante do Mengão. O atleta mostrou conhecimento sobre rival e citou quatro rubro-negros.
— Eles têm muito bons jogadores, de tamanho, de muito peso, jogadores com passagem pela Europa e que se colocam a serviço de um coletivo. Então, sim, Arrascaeta, Plata, Bruno Henrique, Jorginho, eu posso nomear vários. Mas, no final, eles fazem isso em equipe —, pontuou.
— Eu acho que se o Flamengo tem uma virtude hoje é que ele conseguiu muitos jogadores muito bons e transformá-los em uma equipe coletiva, totalmente coletiva. Que não depende de uma individualidade, embora eles tenham muito boas individualidades. Então, eu acho que esse é o grande valor que seu treinador conseguiu com esse equipe —, acrescentou o jogador do Cruz Azul.
Faravelli, de 32 anos, nunca jogou no Brasil. Mas conhece bem os times do Brasileirão por conta dos confrontos nos tempos de Libertadores. Mesmo no México, o meia diz que ainda vê todos os jogos do torneio sul-americano. Questionado sobre qual liga é melhor, o argentino colocou o Campeonato Brasileiro como um dos melhores do planeta.
— É difícil a comparação, porque não nos temos enfrentado. Amanhã pode ser um bom parâmetro, não? Me parece que hoje o treinador do Flamengo disse isso há pouco. O investimento na América do Sul para o Brasil foi muito forte. Eles têm os melhores jogadores, equipes supercompetitivas e a liga mais forte da América do Sul também. Para mim, a liga é top-5 do mundo. Mas, bem, amanhã são 90 minutos, e teremos a possibilidade de deixar de lado tudo isso, jogar 90 minutos, fazer um grande jogo e, se Deus quiser, ganhar —, opinou.
— Não sei se a ansiedade, todo o adjetivo que se pode dizer antes da partida eu gosto de transformar em esperança. Nós temos muita esperança de amanhã fazer um jogo muito bom. Sabemos a magnitude do rival, o conheço muito bem, de tê-lo enfrentado várias vezes na América do Sul. E estamos muito orgulhosos, primeiro, de jogar esse campeonato. Segundo de jogar contra um rival da magnitude do Flamengo. E, por terceiro, como eu disse, com a esperança de ganhar e continuar na competição —, concluiu.
Com Faravelli em campo, o Cruz Azul enfrenta o Flamengo nesta quarta-feira (10), a partir das 14h (horário de Brasília), no Catar. Quem vencer, estará na semifinal da Copa Intercontinental, para duelo com o atual campeão africano Pyramids (EGI), em embate marcado para o sábado (13).









































