Trétis
·17 novembre 2025
Léo Derik tem lesão confirmada pelo Athletico

In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·17 novembre 2025

Nos minutos finais da primeira etapa do jogo entre Ferroviária e Athletico, Derik foi substituído após uma dividida em um lance de ataque. O jogador ficou no chão por alguns minutos antes de deixar o gramado, e a arbitragem não marcou a falta no lance. O clube confirmou, em comunicado, a lesão do lateral.
Segundo o Athletico, que recentemente passou a informar a imprensa com atualizações de casos de lesões e detalhes do departamento médico, Léo Derik sofreu um edema ósseo no joelho direito e está realizando um tratamento intensivo no CAT Caju. Confira o comunicado:
O Athletico Paranaense informa que o lateral-esquerdo Léo Derik passou por exames nesta segunda-feira, que constataram um edema ósseo pós-contusional no joelho direito. O jogador segue em tratamento intensivo no CAT Caju.

Léo Derik contra a Ferroviária no último domingo (16). Foto: Athletico
Derik vinha sendo o titular desde a saída de Esquivel, que passou a desfalcar o Athletico por uma lesão na posterior da coxa direita. O argentino voltou a campo contra o Goiás, mas não teve condições de seguir e teve nova lesão constatada. Ambos não devem voltar a tempo para o último jogo da temporada, contra o América.
Na zona mista, após a vitória do Furacão sobre a Ferroviária, Léo Derik foi visto de muletas e com a perna direita imobilizada. Sem o lateral à disposição pela esquerda, e sem Benavídez, suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido no domingo, Odair Hellmann terá que pensar em alternativas para a defesa.
Desde que assumiu a lateral-esquerda, Derik passou a participar mais do jogo do Athletico, principalmente ofensivamente. Quando o Furacão atuava com três defensores em linha, Esquivel fez a função pela esquerda, mas Derik esteve em campo em momentos, como na vitória contra a Chapecoense em que marcou um dos três gols.
Na ausência do argentino, Derik segue com a liberdade para chegar ao terço final. No esquema de Hellmann, Benavídez se torna o terceiro zagueiro pela direita, com Terán centralizado e Arthur Dias pela esquerda. Léo Derik e Mendoza fazem as alas.
No primeiro tempo da vitória contra a Ferroviária, enquanto o placar era de 0 a 0, as principais chegadas do Athletico eram pelo lado esquerdo. Derik realizou três cruzamentos e acertou dois. Criou uma grande chance, acertou 17 dos 19 passes tentados (15 destes no campo adversário, com 12 acertos) e teve números consideráveis defendendo. Relizou três cortes, recuperou a bola três vezes e venceu 100% dos duelos pelo alto.
O lateral-esquerdo tem destaque maior quando joga como ala pelo lado esquerdo, chegando ao fundo ou contribuindo na fase final do jogo. No entanto, no Paranaense, foi escalado como ala pela direita, pela primeira vez na carreira. O jogador sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, na partida contra o Cianorte, no dia 28 de janeiro e ficou 35 dias no departamento médico.
No departamento médico pela segunda vez na temporada, com a nova lesão, Derik entra mais uma vez na vasta lista de casos de desfalques por lesões em 2025. A mais recente era a de Esquivel, do jogo contra o Goiás. Agora, chega à marca de 36 lesões na temporada, superando os últimos quatro anos.









































