Coluna do Fla
·22 ottobre 2025
Libertadores em risco! Presidente do Peru declara estado de emergência em Lima, sede da final

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·22 ottobre 2025
Apesar da garantia da Conmebol de que a final da Libertadores será em Lima, um novo obstáculo promete atrapalhar a realização da partida no local. Nesta terça-feira (21), o presidente do Peru, José Jerí, declarou estado de emergência por 30 dias na capital e na cidade de Callao, na Região Metropolitana.
A final da Libertadores está marcada para Lima pouco depois desse prazo de 30 dias, em 29 de novembro. O anúncio do mandatário do Peru ocorreu em um pronunciamento de 50 segundos e tem o objetivo de conter a onda de insegurança no país.
O estado de emergência não é surpresa, afinal, na semana passada, o presidente do Peru havia informado que tomaria a medida. Mesmo com o anúncio iminente, a Conmebol reafirmou que em momento algum cogitou a troca.
A entidade reforçou a questão em reunião com os presidentes dos quatro times envolvidos nas semifinais da Copa Libertadores da América: Flamengo, Racing (ARG), LDU (EQU) e Palmeiras. No entanto, fica a expectativa para saber se a entidade vai se pronunciar após a decisão desta terça (21).
Cidadãos da ‘Geração Z’, nascidos entre 1995 e 2009, estão insatisfeitos com o governo peruano e promovem badernas nas ruas. O grupo não aceitou a posse do presidente interino José Jerí, que assumiu recentemente, após destituição de Dina Boluarte. Fãs da então gestora, que responde por suposta corrupção, entendem que o movimento é um golpe.
Enquanto a Conmebol não decide o que fará com a final da Libertadores, o Flamengo busca uma vaga na decisão. Nesta quarta-feira (22), o Rubro-Negro encara o Racing, na primeira partida da semifinal. A bola rola a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.
Live
Live