Coluna do Fla
·2 ottobre 2025
Libra entra na Justiça contra o Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·2 ottobre 2025
A ‘guerra’ entre Flamengo e Libra está longe do fim. Depois de o clube conseguir uma liminar contra o grupo, agora houve ‘contragolpe’. A liga entrou com recurso na Justiça do Rio de Janeiro com o objetivo de tentar derrubar o bloqueio obtido pelo Rubro-Negro em relação à parte dos pagamentos de TV do Brasileirão.
O argumento usado pela Libra não é novidade: alega que o ex-presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, aprovou a distribuição de pagamento. No entanto, o mandatário do Mengão desde janeiro, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, fez uma revisão no acordo e entende que o Rubro-Negro perderá dinheiro caso a proposta avance.
A Libra entende, ainda, que a atitude da atual diretoria do Flamengo trata-se de uma ação política por discordâncias com a gestão Landim. A informação do ‘contragolpe’ dado ao Rubro-Negro foi divulgada pelo jornalista Rodrigo Mattos, do UOL.
Em nota enviada para a imprensa nesta quarta-feira (01), o Flamengo elaborou um material de ‘fatos e fakes’ sobre o polêmico tema envolvendo a Libra e a divisão do pagamento de audiência da televisão. Confira, abaixo, alguns dos pontos.
“É falso que tenha sido acordada qualquer definição de percentuais de audiência. O Estatuto é omisso nesse ponto. Por isso, a assembleia geral da Libra teve que deliberar sobre a lacuna existente no estatuto. Não houve uma conclusão. O Flamengo votou contra a opinião dos demais clubes. Mesmo assim, a Globo pagou as parcelas, segundo o cenário proposto pela Libra, o que é ilegal, pois fere a unanimidade do Estatuto”.
“É falso que o Flamengo negue ter assinado contrato e queira reverter suas condições, mudando a regra do jogo. A convocação da Assembleia Geral da Libra em maio de 2025 é clara: convoca para a votação e aprovação de cenários relativos à audiência na venda dos direitos de transmissão”.
A atual diretoria do Flamengo tentou dialogar para ajustes no contrato. O ponto que incomoda Bap é a divisão da porcentagem dos direitos de televisão relacionados à audiência. O dirigente acha injusto, por exemplo, que o Bragantino ganhe a mesma cota do Mengão, sendo que o Rubro-Negro leva bem mais audiência.
Então, o Flamengo entrou na Justiça e conseguiu bloquear o repasse para os demais clubes da Libra. Revoltados, clubes como Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Santos e Vitória emitiram notas oficiais detonando a postura de Luiz Eduardo Baptista.