MundoBola Flamengo
·10 settembre 2025
Petição do Flamengo à ONU alcança marca impressionante após 24 horas

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·10 settembre 2025
Nesta terça-feira (9), o Flamengo anunciou um pedido à ONU (Organização das Nações Unidas) para que sua torcida seja reconhecida como a primeira Nação simbólico-cultural do mundo. Com Zico como porta-voz, o clube divulgou o lançamento de uma petição online que já reúne milhares de assinaturas.
Em apenas 24 horas, a petição já conta com mais de 270 mil assinaturas de flamenguistas, evidenciando o engajamento dos rubro-negros nas redes sociais. Vale lembrar que a meta divulgada pelo Mais Querido era de 100 mil até o próximo final de semana, no entanto, a marca foi alcançada poucas horas depois da divulgação.
Para assinar a petição, os torcedores do Flamengo devem acessar o site peticao.flamengo.com.br. Nas redes, diversos rubro-negros enalteceram a campanha promovida pelo clube. Por outro lado, a ação do Mengão causou um alvoroço entre os rivais.
Durante o programa "G4 Band Sports", o jornalista Arnaldo Ribeiro criticou a iniciativa do Flamengo junto à ONU. O comentarista, que costuma ter falas polêmicas sobre o Rubro-Negro, apontou para uma soberba clubística por parte do Mais Querido.
"Essa coisa de ser maior, ou se sentir maior do que os outros. Uma certa soberba clubística. Não acho que seja mensurável apenas com números de torcedores. Nunca entendo quando um clube popular toma essa iniciativa, quando pretende se separar e ser uma coisa única, e não admirada pelos outros. Isso afasta outras pessoas", disse Arnaldo.
A campanha do Rubro-negro, por sua vez, busca a internacionalização da marca do clube dentro e fora das redes sociais. O fortalecimento da imagem do Flamengo caminha junto à força da instituição nas negociações comerciais, como a captação de novos patrocínios. Com isso, o Mais Querido pretende ampliar ainda mais sua vantagem financeira em relação aos demais clubes.