Ceará Sporting Club
·11 settembre 2025
Sub-20: Ceará luta, mas é superado pelo Bahia no duelo de ida da final da Copa do Nordeste

In partnership with
Yahoo sportsCeará Sporting Club
·11 settembre 2025
Gabriel Silva / Ceará SC
O Ceará foi superado pelo Bahia nesta quarta-feira, 10, no Estádio Presidente Vargas, pelo duelo de ida da final da Copa do Nordeste Sub-20. Giulio marcou para o Time do Povo, enquanto João Andrade e Dell marcaram para a equi
O duelo decisivo acontece na quarta-feira, 17, às 15 horas (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). Para conquistar o título da Copa do Nordeste, o Alvinegro de Porangabuçu precisará vencer o Bahia por dois ou mais gols de diferença. Se a vantagem for de um gol, o duelo será decidido nos pênaltis.
O JOGO
Escalado no 4-3-3, o Ceará iniciou a partida pressionando o Bahia e dando mostras ao torcedor de como seria a dinâmica da equipe em campo. Utilizando os três meio-campistas lara construir, o time de Alison Henry buscava explorar os espaços deixado pela equipe baiana, sobretudo pelos lados do campo.
Logo no início da partida, Aluísio Neto recebeu cruzamento na área, finalizou em gol, mas a arbitragem anulou, alegando que a bola havia saído pela linha lateral na origem do lance.
Com o passar dos minutos, o Bahia conseguiu igualar e o duelo passou a ser travado, com os dois times procurando impedir o avanço para a fase de ataque. A bola parada, no entanto, foi a arma encontrada pela equipe baiana para abrir o marcado. Em cobrança de falta, João Andrade finalizou forte, por baixo do goleiro Gustavo Martins.
Com a vantagem baiana, o Ceará precisou se expor mais, passando a concentrar a bola na fase ofensiva. Melk teve uma oportunidade, mas parou na marcação adversária. No lance seguinte, aos 18 minutos, Giulio recebeu do camisa 10, fintou o zagueiro adversário e empatou a partida.
A partida ficou novamente aberta, com as duas equipes criando chances. Dell, do Bahia, parou em Gustavo Martins. Giulio e Rian Patric não conseguiram acertar no gol.
Na reta final do primeiro tempo, David Martins tabelou com Dell e finalizou para a defesa de Gustavo Martins. No rebote, o centroavante baiano colocou o Bahia novamente em vantagem.
No segundo tempo, o Ceará concentrou mais a posse da bola, buscando envolver o adversário para alcançar o empate. Durante os 25 minutos iniciais, o zagueiro Pedro Gilmar e os atacantes Rian Patric e Guilherme tiveram a chance, mas não conseguiram empatar o confronto.
A equipe alvinegra seguiu pressionando. Aos 31 minutos, Giulio tabelou com Zé Neto, invadiu a área e finalizou, mas o goleiro do Bahia defendeu. Nos dois lances seguintes, Guilherme, de cabeça, quase empatou para o Ceará.
Nos acréscimos, o Ceará teve mais uma chance de empatar: após uma bola lançada na área, Guilherme fez o pivô para Zé Neto finalizar, mas a bola foi travada. No rebote, o camisa 9 cabeceou por cima do gol.