Zerozero
·4 settembre 2025
TAD decide a favor do Damaiense: FC Famalicão surpreendido com exclusão da Liga BPI

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·4 settembre 2025
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu razão ao Damaiense e garantiu a reintegração do clube na Liga BPI, principal campeonato de futebol feminino, depois de a inscrição ter sido inicialmente recusada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por alegado incumprimento dos requisitos de participação.
Na sequência dessa recusa, a FPF tinha convidado o FC Famalicão a ocupar a vaga, levando o emblema minhoto a preparar a temporada 2025/26 tendo como certo o regresso ao escalão máximo. Contudo, uma providência cautelar apresentada pelo Damaiense junto do Tribunal Administrativo do Sul já lhe havia permitido integrar o sorteio do campeonato.
Agora, com a decisão do TAD, a situação fica clarificada: o Damaiense mantém-se na Liga BPI e a FPF, notificada esta quinta-feira, aceitou o respetivo licenciamento.
A decisão surpreendeu o FC Famalicão, que reagiu através de comunicado. O clube lembra que «foi informado pela Federação Portuguesa de Futebol do não cumprimento dos requisitos de inscrição do citado clube, por parte da Comissão de Licenciamento da FPF, que então decidiu a não atribuição de licença», e que todo o projeto desportivo foi construído em função da integração na Liga BPI.
«O Futebol Clube Famalicão constituiu-se como contrainteressado, arguindo e fazendo valer os seus direitos e argumentos, ao longo de todo o processo», refere ainda a nota, acrescentando que a direção e o departamento jurídico estão a analisar o teor do acórdão e que «agirão em conformidade, na defesa dos seus legítimos direitos e interesses».
Com a decisão, o Damaiense, que se transferiu da Amadora para o Algarve, garante a continuidade na Liga BPI, enquanto o FC Famalicão vê cair por terra a expectativa de disputar o principal campeonato feminino em 2025/26.