Veja por onde andam os jogadores campeões do Mundial de Clubes de 2012 pelo Corinthians | OneFootball

Veja por onde andam os jogadores campeões do Mundial de Clubes de 2012 pelo Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·31 dicembre 2025

Veja por onde andam os jogadores campeões do Mundial de Clubes de 2012 pelo Corinthians

Immagine dell'articolo:Veja por onde andam os jogadores campeões do Mundial de Clubes de 2012 pelo Corinthians
  1. Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

Vinte e três jogadores foram utilizados pelo Corinthians na campanha histórica do Mundial de Clubes de 2012, que garantiu o bicampeonato mundial ao Timão com a vitória por 1 x 0 sobre o Chelsea-ING, na final disputada em Yokohama, no Japão. Treze anos após a conquista, completados no último dia 16 de dezembro, você sabe o que aconteceu com cada um deles desde então?

A Central do Timão detalha, a seguir, por onde andam os jogadores relacionados pelo Corinthians para a histórica viagem ao Japão.


OneFootball Video


Immagine dell'articolo:Veja por onde andam os jogadores campeões do Mundial de Clubes de 2012 pelo Corinthians

Foto: Kaz Photography/Getty Images.

Cássio – 38 anos 

Um dos maiores ídolos do clube, Cássio deixou o Timão em maio de 2024 para se transferir para o Cruzeiro. Após conquistar o título mundial, o goleiro acumulou quatro títulos estaduais, dois Campeonatos Brasileiros e uma Recopa Sul-Americana.

As boas atuações do camisa 12, inclusive, o levaram a representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018 e na conquista da Copa América de 2019. Em 2025, pelo Cruzeiro, enfrentou o Corinthians nas semifinais da Copa do Brasil e acabou eliminado nos pênaltis pelo Timão, que conquistou o título diante do Vasco, no Maracanã.

Júlio César – 40 anos 

O ex-goleiro reserva no Mundial deixou o Corinthians em 2014 para assinar um contrato de empréstimo com o Naútico, onde disputou a Série B e permaneceu por mais dois anos. Em 2016, Júlio César foi anunciado como novo reforço do Santa Cruz para a temporada de 2017.

No ano seguinte, decidiu deixar o clube e retornar ao futebol paulista pelo Red Bull Bragantino. No final da temporada de 2022, o goleiro anunciou a aposentadoria do futebol. Atualmente, Júlio Cesar é coordenador técnico do Massa Bruta e tem sido cogitado pelo Timão para integrar a comissão do novo executivo de futebol do clube Marcelo Paz.

Danilo Fernandes – 37 anos 

O terceiro goleiro do Timão no Mundial, assim como Júlio César, deixou o clube em 2014 para defender as cores do Sport. Após um ano e meio, Danilo Fernandes se transferiu para o Internacional e depois foi para o Bahia, onde encerrou a carreira em 2025.

Alessandro – 46 anos 

O capitão no Mundial permaneceu no Corinthians por mais um ano após o título. Logo depois, assumiu o cargo de coordenador técnico de futebol. O ídolo do Timão ocupou o cargo de gerente de futebol do clube até o fim de 2023.

Fábio Santos – 40 anos 

Em 2015, o lateral-esquerdo deixou o clube, com destino ao Cruz Azul, do México. Um ano depois, o atleta acertou com o Atlético MG, onde permaneceu até outubro de 2020. Fábio voltou a defender novamente as cores do Corinthians e se aposentou do futebol no final de 2023. Agora, é comentarista de futebol.

Guilherme Andrade – 36 anos 

O ex-jogador do Corinthians Guilherme Andrade teve seu vínculo encerrado com o clube em 2016. Entretanto, antes disso, o atleta chegou a ser emprestado para o Sport, Ceará e Bragantino. Logo depois, quando o seu contrato com o Corinthians chegou ao fim, o lateral atuou pelo Tubarão-SC, Água Santa e Barretos, o último clube de sua carreira, já que o jogador pendurou as chuteiras.

Chicão – 44 anos 

‘’Xerife’’ como é chamado, Chicão rescindiu seu contrato com o Corinthians em 2013, oito meses depois do título, para acertar com o Flamengo. Um ano depois, o zagueiro acertou sua transferência para o Bahia, onde teve poucas chances. Em agosto de 2015, Chicão acertou com o Delhi Dynamos, clube de futebol da Índia. No ano seguinte, o ídolo do Timão decidiu anunciar sua aposentadoria. 

O ex-zagueiro foi escolhido para exercer o cargo de coordenador de futebol do Timão em 2024 e ficou no cargo até o impeachment de Augusto Melo.

Paulo André – 42 anos 

O ex-zagueiro do Corinthians permaneceu na equipe por mais dois anos após o título. Em 2014, o jogador deixou o clube para transferir-se ao clube chinês, Shanghai Shenhua. No ano seguinte, Paulo André retornou ao futebol brasileiro, atuando pela equipe do Cruzeiro e posteriormente, Athletico Paranaense.

Em 2019, o jogador anunciou a sua aposentadoria e assumiu o cargo de diretor do Furacão. Neste ano, atuou como consultor para maximizar performance do departamento de futebol do Sport Recife.

Wallace – 37 anos  

Sem espaço no clube, Wallace decidiu deixar o Corinthians em 2013, transferindo-se para o Flamengo. Após três anos no clube carioca, o zagueiro foi contratado pelo Grêmio, mas não teve o sucesso esperado. Em 2024, ele defendeu o Brusque e, neste ano, conquistou o acesso para a Série B com o Londrina.

Ânderson Polga – 46 anos 

O ex-futebolista teve seu contrato encerrado com o Corinthians poucos dias após o Mundial. Até tentou voltar ao seu antigo clube, o Grêmio, porém a negociação não se concretizou, e assim, o zagueiro decidiu pendurar as chuteiras. 

Felipe – 36 anos 

O zagueiro permaneceu na equipe após o Mundial, porém só se consolidou entre os titulares em 2015. Neste ano, inclusive, Felipe foi um dos destaques do título brasileiro, e logo foi vendido para o Porto, de Portugal, em julho de 2016. Com o seu bom desempenho na equipe portuguesa, três anos depois, o atleta foi negociado ao Atlético de Madrid, da Espanha.

Após deixar o clube espanhol, acertou com o Nottingham Forest, da Inglaterra, mas decidiu se aposentar em maio do ano passado.

Ralf – 41 anos 

Apelidado de “Pitbull” em homenagem a sua raça em campo, Ralf foi fundamental nos títulos conquistados pelo Corinthians após o Mundial de Clubes. O ídolo se sagrou campeão de três campeonatos estaduais, uma Recopa e um Brasileiro. Em 2016, o volante assinou contrato com o time chinês Beijing Guoan. Entretanto, em 2018, Ralf anunciou o seu retorno ao Corinthians, onde permaneceu por um ano. O volante estava no Vila Nova, mas se despediu do clube goiano e foi anunciado pelo Guarani.

Paulinho – 37 anos 

Após o Mundial, Paulinho recebeu sondagens da Inter de Milão, mas decidiu permanecer no clube alvinegro. Destaque da equipe, o volante defendeu a Seleção Brasileira por um longo período e, em razão de seu bom desempenho na Copa das Confederações, acabou chamando a atenção do Tottenham, da Inglaterra, para onde foi negociado em 2013.

Depois de enfrentar dificuldades no futebol inglês, Paulinho foi negociado com o Guangzhou Evergrande, da China. Em 2017, teve sua contratação oficializada pelo Barcelona, onde permaneceu por um ano antes de retornar ao clube chinês. No início de 2022, voltou ao Corinthians, permanecendo até maio de 2024. Após alguns meses afastado dos gramados, o jogador decidiu encerrar a carreira. Atualmente, atua como executivo de futebol do Mirassol, sensação do futebol brasileiro em 2025.

Willian Arão – 33 anos 

Nos anos seguintes, o Corinthians decidiu emprestar o volante já que ele não tinha espaço na equipe. Nesse período, foi emprestado à Portuguesa, Chapecoense e Atlético GO. Em 2014, teve seu contrato com o Timão encerrado, e em seguida foi anunciado pela equipe do Botafogo, onde teve um fim polêmico. 

Após alguns anos sem jogar, Arão foi oficialmente anunciado como reforço do Flamengo, onde conquistou o Campeonato Brasileiro e a Libertadores em 2019. Foi negociado com o Fenerbahçe, da Turquia, e defendeu o Panathinaikos, da Grécia. Atualmente está no Santos.

Edenílson – 36 anos 

Em 2014, Edenílson deixou o clube para fazer a sua vida futebolística na Udinese, da Itália. Seis meses depois, com pouco sucesso na equipe, o jogador foi emprestado ao Genoa. Em 2017, Edenílson foi novamente emprestado, desta vez para o Internacional. Posteriormente, foi vendido ao Atlético-MG. Atualmente, o atleta defende o Grêmio.

Douglas – 43 anos 

Com um desempenho regular em sua segunda passagem, o Corinthians resolveu emprestamá-lo para o Vasco da Gama, em 2014. No ano seguinte, o jogador se transferiu para o Grêmio, onde atuou por três anos. Depois da equipe gaúcha, o jogador ainda teve passagens pelo Avaí e Brasiliense. Entretanto, a carreira de Douglas chegou ao fim ao anunciar a sua aposentadoria em outubro de 2020.

Danilo – 46 anos 

Responsável pela jogada do gol contra o Chelsea, Danilo permaneceu na equipe do Corinthians por mais seis anos após o título. Nesse período foi peça fundamental nos títulos obtidos pelo clube. Foram dois estaduais, dois Brasileiros e uma Recopa. Em 2019, Danilo foi anunciado pelo Vila Nova.

Em 2024, já aposentado, “Zidanilo”, como é carinhosamente chamado pela Fiel Torcida, comandou o time sub-20 do Corinthians na conquista da Copinha. No entanto, o ex-jogador foi desligado do comando técnico da equipe alvinegra e atualmente comanda o Pouso Alegre (MG), em seu primeiro trabalho como treinador de uma equipe profissional.

Giovanni – 31 anos 

No ano seguinte do Mundial, com as contratações de Renato Augusto e Pato, a concorrência no setor ofensivo aumentou. Com isso, Giovanni foi emprestado para a Ponte Preta. Em 2014, a diretoria do Corinthians decidiu emprestá-lo mais uma vez, mas desta vez à Portuguesa. Rodou pelo Santo Bento, Atlético-PR e Tigres do Brasil, até o fim de seu contrato com o Corinthians em 2017.

Logo após, defendeu o Náutico, Goiás, Coritiba, Cruzeiro, Sport, Craiova, da Romênia e por último o Avaí. Neste ano, jogou por Paysandu e CRB.

Emerson Sheik – 47 anos 

O ano seguinte do título não foi tão bom para o ex-atacante do Corinthians. Com muitas polêmicas extra-campo, Sheik acabou caindo de rendimento, e consequentemente, perdendo espaço no clube. Acertou seu empréstimo ao Botafogo, mas com a péssima campanha do time carioca, rescindiu e voltou ao Corinthians.

Em 2015, Sheik desembarcou mais uma vez no Rio de Janeiro, mas desta vez para atuar pelo Flamengo. Após três anos, o atacante retornou ao Parque São Jorge, onde atuou até anunciar a sua aposentadoria dos gramados, em 2018. Atualmente, trabalha como comentarista esportivo em programas de televisão, com passagens recentes por SBT e CNN Brasil, além de atuar em negócios e publicidade e, mais recentemente, avaliar a possibilidade de ingressar na carreira política em Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

Paolo Guerrero – 41 anos 

Responsável pelos dois gols do título Mundial, Guerrero continuou brilhando pelo Timão nos anos seguintes e se tornou o estrangeiro que mais marcou gols pelo clube. Em 2014, inclusive, foi eleito o melhor atacante do Campeonato Brasileiro. Em 2015, o atacante acertou com o Flamengo, antes de jogar pelo Internacional e Avaí. Atualmente defende o Alianza Lima, do Peru, mas já antecipou o anúncio de sua aposentadoria em 2026.

Jorge Henrique – 43 anos 

Seis meses depois, Jorge Henrique foi anunciado pelo Internacional, onde permaneceu até agosto de 2015. Posteriormente, defendeu as cores do Vasco da Gama, Figueirense, Náutico, Brasiliense, Democrata e North Esporte Clube. Em 2024, defendeu o Piauí e faturou o bicampeonato da Série B do Campeonato Piauiense. Sem anunciar formalmente a aposentadoria, Jorge Henrique segue ligado ao futebol em clubes menores e em iniciativas esportivas, como apostas e fut7, após deixar o Piauí no final de 2024.

Martínez – 40 anos 

Apesar de integrar o elenco vitorioso do Corinthians em 2012, Martínez não obteve sucesso na equipe. Teve sua passagem rápida por apenas seis meses. Se transferiu para o Boca Juniors, e logo em seguida, passou pelos Estados Unidos. Após a experiência americana, Martínez retornou ao futebol argentino para atuar pelo Almirante Brown. Atualmente o jogador está sem clube.

Romarinho – 35 anos 

Conhecido por ter feito muitos gols contra o Palmeiras e balançado as redes no jogo de ida da final da Libertadores em 2012, Romarinho permaneceu na equipe até 2014, quando foi vendido ao Al-Jaish do Qatar. Em 2017, o ‘xodó’ da torcida corinthiana foi contratado pelo Al-Jazira, equipe dos Emirados Árabes.

Em 2018 se transferiu para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, mas deixou o clube em 2024 para defender o NEOM SC. O atacante retornou ao Brasil e defendeu o Vitória na atual temporada, mas teve seu contrato rescindido em outubro e segue sem clube desde então.

Veja mais:

Immagine dell'articolo:Veja por onde andam os jogadores campeões do Mundial de Clubes de 2012 pelo Corinthians

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Visualizza l' imprint del creator