A grande mudança na arbitragem que deve ocorrer em 2026 | OneFootball

A grande mudança na arbitragem que deve ocorrer em 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Revista Colorada

Revista Colorada

·30 de setembro de 2025

A grande mudança na arbitragem que deve ocorrer em 2026

Imagem do artigo:A grande mudança na arbitragem que deve ocorrer em 2026

Assim como ocorreu em todas as edições anteriores do Campeonato Brasileiro, a arbitragem está novamente sendo alvo de duras críticas das equipes em 2025. Afinal, diversas decisões interpretativas estão sendo tomadas pelos juízes, que tomam decisões polêmicas mesmo após ver os lances na cabine do VAR.

Diante deste cenário de muita pressão em relação aos árbitros, o movimento para a profissionalização dos profissionais ganhou um novo capítulo nos últimos dias. Afinal, uma unificação vai ocorrer em 2026 visando garantir uma maior estabilidade e segurança para os juízes do futebol brasileiro.


Vídeos OneFootball


Através de uma fusão da Abrafut (Associação de Árbitros de Futebol do Brasil) com a Anaf (Associação Nacional de Árbitros de Futebol) será criada, com apoio da CBF, a Federação Nacional dos Árbitros de Futebol. A fundação está marcada para acontecer no início de 2026, visando preparar os profissionais para a temporada.

A decisão partiu de um pedido do novo presidente da CBF, Samir Xaud, para Anderson Daronco e Salmo Valentim, presidente das respectivas associações. A meta é reconstruir a identidade da arbitragem nacional, além de garantir processos mais “profissionais” para dar segurança aos árbitros.

Desta forma, ao invés de duas associações distintas sem grande força política, a Federação Nacional será responsável por defender e dar suporte a todos os juízes das principais divisões nacionais. Para isso, o movimento também conta com o apoio das federações estaduais, que atualmente ficam responsáveis pelo treinamento dos profissionais.

Por conta disso, a meta é que, a partir de 2026, os árbitros tenham maior segurança para buscar a decisão correta dentro de campo, sem o medo de represálias, e com um apoio forte nos bastidores. A mudança, todavia, será realizada de forma gradual, para facilitar o processo dos juízes no dia a dia.

Saiba mais sobre o veículo