Gazeta Esportiva.com
·30 de outubro de 2025
Abel Ferreira completa cinco anos no Palmeiras e enfrenta desafio à altura na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·30 de outubro de 2025

O técnico Abel Ferreira completa cinco anos de Palmeiras nesta quinta-feira. Ídolo máximo do clube, o treinador português encara, neste 30 de outubro de 2025, o que possivelmente pode ser seu maior desafio desde que chegou à equipe alviverde.
Abel Ferreira foi anunciado como novo técnico do Palmeiras há exatamente cinco anos, no dia 30 de outubro de 2020. Quis o destino que, após conquistar quase todos os títulos possíveis, o português completasse cinco anos no clube no palco que o consagrou em duas oportunidades: a Copa Libertadores da América.
Nesta quinta-feira, o Palmeiras terá pela frente um de seus maiores desafios na ‘Era Abel Ferreira’. O Verdão precisa de uma virada histórica contra a LDU para avançar à decisão da Libertadores e, para tal, terá o apoio da torcida no Allianz Parque. Já são mais de 35 mil ingressos vendidos.
O Alviverde sofreu um golpe duro no jogo de ida, em Quito, e foi dominado pela LDU, perdendo por 3 a 0. A equipe de Abel Ferreira, assim, precisa de uma goleada por 4 a 0 para ir à final no tempo normal. Um empate no placar agregado leva a decisão para os pênaltis.
O técnico português sabe do complicado desafio que terá pela frente, mas demonstrou confiança em uma virada do Palmeiras, que seria inédita em Libertadores. O comandante convocou a torcida a lotar o estádio e pediu que os torcedores se preparem para uma “noite mágica”, afirmando que “90 minutos no Allianz é muito tempo”.
O comandante precisará levar o Palmeiras a uma virada inédita em Libertadores. O time alviverde já colecionou viradas em três finais de Campeonato Paulista, quando foi campeão em 2022, 2023 e 2024, sobre São Paulo, Água Santa e Santos. Contudo, isso jamais aconteceu no torneio continental na ‘Era Abel Ferreira’.
Abel Ferreira chegou ao Palmeiras para assumir o cargo após a saída do técnico Vanderlei Luxemburgo. Antes de assinar contrato com o Verdão, Abel estava no PAOK, da Grécia, e também teve passagens por Sporting e Braga, ambos de Portugal.
O português é o técnico mais longevo da história do Palmeiras e, também, entre os treinadores dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. O comandante e sua comissão técnica somam 385 jogos, com 224 vitórias, 91 empates, 70 derrotas e impressionantes dez títulos.
Durante os cinco anos de Palmeiras, Abel ajudou a equipe a conquistar os seguintes troféus: três Campeonatos Paulistas (2022, 2023 e 2024), duas Libertadores (2020 e 2021), dois Campeonatos Brasileiros (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).
Ao lado de Oswaldo Brandão, Abel é o treinador com mais títulos na história do Palmeiras, além de ser o comandante com mais finais. Até o momento, o comandante chegou à 13 decisões com o Verdão e vai em busca da virada contra a LDU para alcançar a 14ª.
Um dos lemas mais falados por Abel Ferreira durante a passagem pelo Palmeiras é o famoso “cabeça fria, coração quente”, algo que a equipe certamente levará consigo na decisão desta quinta-feira. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque.









































