Allan herda no City a vaga que Savinho deixou vazia | OneFootball

Allan herda no City a vaga que Savinho deixou vazia | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal do Palestra

Portal do Palestra

·30 de agosto de 2026

Allan herda no City a vaga que Savinho deixou vazia

Imagem do artigo:Allan herda no City a vaga que Savinho deixou vazia

A vaga que Allan vai ocupar no Manchester City tem dono anterior, e é brasileiro. A cria da Academia chega ao clube inglês por 40 milhões de euros, cerca de R$ 240,5 milhões, para preencher o espaço que Savinho deixou ao se transferir para o Tottenham.

A coincidência não é só de posição. Quem trabalhou com os dois enxerga o mesmo motivo por trás das duas contratações, e ele não aparece na súmula.


Vídeos OneFootball


O que a Europa foi buscar nos dois

Lucas Andrade treinou Allan nas categorias de base do Palmeiras e trabalhou com Savinho na seleção brasileira, em 2019, na mesma época. Para ele, o ponto de contato entre os dois é a capacidade de quebrar o equilíbrio de uma partida.

“O Savinho é um atleta com quem trabalhei na seleção em 2019, na mesma época em que trabalhava com o Allan no clube. E acho que existe um ponto importante em comum entre os dois: o diferencial que a Europa busca, buscou no Savinho e busca agora no Allan, é o desequilíbrio”, explicou o treinador.

A qualidade rara que separa um do outro

Na avaliação de Andrade, Allan soma ao drible uma característica incomum entre atacantes brasileiros, e é justamente ela que pode encaixá-lo no modelo de Enzo Maresca.

“O Allan tem exatamente essa característica. Mas, além disso, ele possui outra qualidade que se soma de maneira muito forte: a capacidade defensiva. A contribuição sem a bola de um atacante é algo muito raro, e o Allan tem isso. Pensando no modelo do Maresca, acho que existe uma conexão muito interessante com as características do Allan. O Maresca trabalha muito com mobilidade e com jogadores que desempenham diferentes funções no setor ofensivo. O Allan pode atuar no meio-espaço, pode jogar como extremo e tem essa capacidade de se adaptar a diferentes posições”, analisou.

A leitura bate com a de Abel Ferreira. Depois da goleada por 4 a 1 sobre o Vasco, no Brasileirão, o técnico do Palmeiras resumiu o mesmo argumento em coletiva: “Esses europeus querem um jogador como Allan porque ele faz o que 90% dos atacantes daqui não fazem, que é atacar o corredor e defender”. Os números que sustentam o investimento inglês vão na mesma direção.

O caminho de Savinho até a saída

Savinho, que passa a usar o nome Sávio no Tottenham, é cria da base do Atlético-MG. Foi promovido ao profissional em 2020 e, em 2022, saiu para o Troyes, da França, em uma negociação dentro do grupo City. Depois vieram PSV e Girona, até a chegada a Manchester em 2024.

Ele desembarcou cercado de expectativa, mas não encontrou espaço no time de Pep Guardiola. Acabou negociado com os Spurs por 75 milhões de libras, cerca de R$ 530 milhões — quase o dobro do que o City pagou ao Palmeiras pelo substituto.

O que Allan deixa para trás

O atacante se despediu do Palmeiras na quarta-feira. Foram 96 jogos pelo time profissional, nove gols, 12 assistências e dois títulos do Paulistão, em 2024 e 2026. O último capítulo dele com a camisa alviverde se encerrou antes mesmo do fim da temporada, e a fatia que cabe ao clube na transferência já está definida.

Saiba mais sobre o veículo