Análise: humilhação no Maracanã mostra que São Paulo não merece ir à Libertadores | OneFootball

Análise: humilhação no Maracanã mostra que São Paulo não merece ir à Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·28 de novembro de 2025

Análise: humilhação no Maracanã mostra que São Paulo não merece ir à Libertadores

Imagem do artigo:Análise: humilhação no Maracanã mostra que São Paulo não merece ir à Libertadores

São Paulo foi humilhado no Maracanã nesta quinta-feira, contra o Fluminense, pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor paulista sofreu uma goleada por 6 a 0, mas – pasme! – ainda possui uma chance de garantir a tão sonhada vaga na Pré-Libertdores.

Sim, o São Paulo já não vinha jogando um futebol digno de marcar presença na próxima edição do torneio mais importante do continente sul-americano, mas nesta quinta-feira ultrapassou o nível do aceitável. Nem mesmo os inúmeros desfalques por lesão servem como justificativa para o que foi visto em campo.


Vídeos OneFootball


A mediocridade, entretanto, não muda o fato de que o Tricolor pode acabar disputando a fase preliminar da Libertadores, caso termine o Brasileirão na oitava colocação e Fluminense ou Cruzeiro seja campeão da Copa do Brasil, o que abriria uma vaga extra no torneio continental. Daquelas coisas que só o futebol nacional proporciona.

O duelo entre Fluminense e São Paulo parecia ser integrado por crianças enfrentando profissionais. Os donos da casa criaram inúmeras oportunidades de gol e não à toa já venciam por 3 a 0 com 24 minutos de jogo. Um verdadeiro atropelo.

É verdade que Crespo teve 15 desfalques para o jogo desta quinta-feira, mas a postura de sua equipe, sobretudo no primeiro tempo, foi inaceitável para os padrões de um clube tradicional como o São Paulo, que poderia ter ido para o intervalo perdendo por, tranquilamente, uns 5 a 0, sem exagero.

No segundo tempo, com mudanças no time, restou ao Tricolor paulista jogar por sua honra. O São Paulo não tinha qualquer perspectiva de buscar o empate ou uma remontada nos moldes que o seu rival Palmeiras se acostumou a fazer nos anos recentes.

Fato é que nem com a mexida de Crespo o Tricolor paulista conseguiu frear o Fluminense, que transformou a elástica vitória em uma humilhante goleada no segundo tempo, jogando o adversário no fundo do poço nesta reta final do Campeonato Brasileiro.

A facilidade do Fluminense para chegar ao gol são-paulino ao longo dos 90 minutos foi assustadora. O time comandado por Luis Zubeldía, que reencontrou o São Paulo pela primeira vez desde que deixou o clube, não teve piedade do seu combalido adversário. Definitivamente a goleada por 6 a 0 saiu barata para o Tricolor paulista.

Já do ponto de vista da diretoria, o revés tem custado e seguirá custando bastante caro. A pressão sobre a gestão de Julio Casares no São Paulo está cada vez maior. Grande parte da torcida entendeu que para começar a resolver os complexos problemas tricolores, será preciso de uma política de austeridade financeira de verdade pelos próximos bons anos. Será que alguém está diposto a isso nos bastidores do Morumbis?

Saiba mais sobre o veículo