
Gazeta Esportiva.com
·29 de setembro de 2025
Análise: Palmeiras faz jogo pouco criativo em derrota e vê desgaste colocar elenco à prova

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·29 de setembro de 2025
Por Victória Romanelli
O Palmeiras voltou de Salvador com um saldo negativo. Com a derrota por 1 a 0 para o Bahia, o Verdão viu cair sua invencibilidade de 11 jogos no Campeonato Brasileiro e desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança do torneio.
A derrota ficou um pouco mais cara logo depois. O Flamengo venceu o Corinthians, em São Paulo, e abriu cinco pontos de diferença do Palmeiras, que estagnou na terceira posição, com 49 pontos. O Cruzeiro ocupa a vice-liderança, com 50 pontos.
Classificado às semifinais da Libertadores, o técnico Abel Ferreira não quis saber de poupar seu time para o duelo em Salvador e mandou a campo força máxima. O treinador fez apenas duas mudanças na escalação inicial em relação à equipe que bateu o River Plate, por 3 a 1, no Allianz Parque.
Khellven (trauma no pé) e Aníbal Moreno (controle de carga) deram lugares a Giay e Emiliano Martínez. Khellven nem sequer viajou, enquanto Aníbal foi acionado antes dos 20 minutos do primeiro tempo. O argentino precisou entrar na vaga de Lucas Evangelista, que sentiu dores na coxa direita. Dez minutos depois, Piquerez sentiu o joelho direito e deu lugar a Jefté.
Ambos viraram dúvidas para o próximo compromisso, contra o Vasco. O Verdão, brigando em duas frentes, agora busca administrar da melhor forma seu elenco para se manter competitivo, mas liga o sinal de alerta para não voltar a encher o Departamento Médico.
A saída de Lucas Evangelista fez o Palmeiras perder a dinâmica que ainda tinha no meio-campo mesmo com um gramado em condições ruins. Antes da saída do camisa 30, o Verdão teve uma chance com um chute de longe de Felipe Anderson. Na reta final do primeiro tempo, Flaco López arriscou de bicicleta.
O Palmeiras, que vinha de bom desempenho nos últimos jogos, não conseguiu impor seu jogo e foi pouco criativo. Com isso, ficou refém de ligações diretas entre defesa e ataque. Além das duas substituições no primeiro tempo, no segundo Abel promoveu as entradas de Facundo Torres (Vitor Roque), Sosa (Felipe Anderson) e Allan (Andreas Pereira).
No segundo tempo, o Bahia voltou melhor e assustou o Palmeiras duas vezes antes dos cinco minutos. Weverton apareceu bem para evitar o gol de Nestor. Aos poucos, o Verdão foi se soltando, mas ainda tinha dificuldades de ser criativo. Sem conseguir levar perigo, os visitantes foram castigados em contra-ataque. Ronaldo lançou Ademir, que driblou Jefté e bateu cruzado para estufar o ângulo de Weverton.
Na reta final, o Palmeiras até ensaiou uma pressão, levou perigo com um cabeceio de Allan, mas nada mais que isso.
Jogo: Palmeiras x Vasco Competição: Campeonato Brasileiro (26ª rodada) Data e horário: 1° de outubro de 2025 (quarta-feira), às 19h (de Brasília) Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)