Central do Timão
·11 de dezembro de 2025
André Ramalho exalta atuação do Corinthians e comenta desempenho abaixo do time do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·11 de dezembro de 2025

O Corinthians foi superior ao Cruzeiro durante os 90 minutos e saiu do Mineirão com uma vitória por 1 x 0 no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. O grande destaque ficou para a parte defensiva, que mostrou solidez e apoio de todos, seja atacantes, meio-campistas ou laterais.
“A gente fez um grande jogo coletivo. A gente estava devendo uma partida com esse nível de concentração, com esse nível de empenho“, disse André Ramalho, que voltou a ser titular neste momento decisivo, em entrevista ao SporTV.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
O Corinthians passou a semana desacreditado, por conta do desempenho em toda a reta final do Brasileirão, que terminou na parte de baixo da tabela e longe do objetivo, que era o oitavo lugar. André Ramalho falou sobre essa oscilação no campeonato e a projeção para consertar isso na próxima temporada.
“Acho que é algo que a gente se questiona. Acho que muita gente talvez possa pensar que a gente não quer algo do tipo, mas a gente se questiona muito e se cobra muito. A gente sempre conversa e fica se questionando o que está acontecendo, por que a gente não consegue ou não conseguiu ter essa constância, principalmente acho que no Campeonato Brasileiro. E é algo que a gente vai com certeza trabalhar para que no ano que vem a gente consiga fazer isso de uma forma mais constante, ter performances coletivas como foi hoje. E é esse o desafio“, comentou o zagueiro.
Até este último jogo, o Corinthians não sofreu nenhum gol na Copa do Brasil, vencendo todas as partidas, e se tornando o time com mais minutos sem ter a meta ultrapassada em jogos da competição.
“Mais importante é que a gente conseguiu deixar de lado esse final de Campeonato Brasileiro que é muito claro, foi abaixo, muito abaixo da nossa expectativa, da expectativa do torcedor e de todo mundo. A gente conseguiu deixar isso de lado e se preparar muito bem para o jogo de hoje, concentrado, focado, jogando mais uma vez na forma coletiva, mais uma vez jogando sem tomar gol“, disse Ramalho.
“A gente conseguiu deixar isso de lado e se preparar muito bem para o jogo de hoje, concentrado, focado, jogando mais uma vez na forma coletiva, mais uma vez jogando sem tomar gol. É de extrema importância, mais uma vez conseguimos isso, mas sem o empenho de todo o time seria impossível. Todos que entraram dentro de campo. Então, é parabenizar todo o time pela performance, mais uma vez. Mantemos o pé no chão para que a gente possa conseguir performar mais uma vez dessa forma no domingo“, complementou.
Mesmo com o desfalque de Raniele, que sentiu o tornozelo após o duelo diante do Juventude, o Corinthians mostrou solidez e anulou as principais peças do Cruzeiro, como Kaio Jorge e Matheus Pereira.
“Acredito que assim, mais uma vez, o desafio dentro do jogo é todo mundo tentar entender o contexto do jogo. Você sabe muito bem como é tentar analisar o que está acontecendo naquele momento: se o adversário está pressionando mais, se está pressionando menos, se a gente conseguiu fazer um gol ou não. Acho que o que a gente queria é deixar uma mensagem clara desde o início do jogo, que a gente estava ligado, que a gente estava concentrado, e acho que é isso que a gente conseguiu fazer“, analisou o camisa 5 do Timão.
O jogo decisivo que define a vaga à final da Copa do Brasil acontece no próximo domingo (14), com mando do Corinthians. A bola rola no gramado da Neo Química Arena, a partir das 18h (de Brasília). Com a vitória, um empate garante a classificação do Timão à decisão.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































