ecbahia.com
·10 de setembro de 2026
Aos 14 anos, nova joia da base estreia no Brasileirão sub-17 pelo Bahia

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·10 de setembro de 2026

O Bahia tem mais uma joia em lapidação nas divisões de base. A bola da vez no CT Evaristo de Macedo é o atacante Pedro Mikael, de apenas 14 anos, que estreou no Brasileirão sub-17 em jogo desta última quarta-feira (9).
Atleta da geração 2012, o jovem atacante ganhou sua primeira oportunidade em uma competição de nível nacional na categoria sub-17 ao entrar em campo no fim da partida contra o Flamengo.
A equipe tricolor perdia por 1 a 0 e conseguiu o empate na reta final com gol anotado por Fábio Ryan. Mesmo com pouco tempo em campo, Pedro Mikael, atacante de velocidade pelo lado do campo e com poder de finalização, teve uma chance e tentou encobrir o goleiro, mas errou o alvo.
Apesar da pouca idade, o jogador já começou a ser trabalhado para integrar a categoria sub-17 de forma definitiva a partir da próxima temporada.
Com o Bahia sem chances de classificação no Brasileirão, ele deve ganhar novas oportunidades para entrar em campo e acelerar seu desenvolvimento; assim como também atuar na primeira fase do Baianão.
Ele foi utilizado contra o Litoral Norte, na segunda rodada do Bahia no Estadual sub-17, atuou por 90 minutos e fez seu primeiro gol na categoria.
O principal destaque de Pedro Mikael em 2026 aconteceu durante a Copa 2 de Julho sub-15, sendo o artilheiro da equipe na competição, com oito gols marcados.
Ele dividiu a artilharia com Zanini, outro atacante que também atuou no Baiano sub-17.
Ainda com 14 anos, o atacante também defendeu a equipe tricolor e foi o artilheiro do time na disputa da BH Cup sub-14.
Ele não esteve no elenco da equipe campeã da Alcans Cup sub-14 por ter sido realizada em datas semelhantes à Copa 2 de Julho sub-15, que teve a preferência de receber os melhores jogadores com idade de 14 anos.
Mikael também defendeu a equipe tricolor na Copa Nordestinho sub-15 e na Copa Salvador sub-15.
Em abril, o atacante renovou seu contrato de formação com o Bahia, o que dá segurança ao jovem atleta e garantias jurídicas ao Esquadrão com base na Lei Pelé.
Dessa forma, o Esquadrão é quem tem total prioridade para a assinatura do primeiro vínculo profissional a partir dos 16 anos completos, em 2028, quando deverá assinar seu primeiro contrato até 2031.
Pedro Mikael é assessorado pela Antoniu’s e patrocinado pela Adidas.







































