Deus me Dibre
·19 de fevereiro de 2025
Apresentado, Gamarra diz que foi “fácil” aceitar o Cruzeiro e sonha com volta à Seleção Paraguaia

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·19 de fevereiro de 2025
O zagueiro paraguaio Mateo Gamarra, de 24 anos, foi apresentado na Toca da Raposa II como novo zagueiro do Cruzeiro. Confiante, o jogador celebrou o acerto com o clube celeste e disse que foi “fácil” falar sim ao projeto do clube.
O jogador chega por empréstimo até o fim do ano com os direitos fixados, em troca o Cruzeiro cedeu o atacante Tevis ao Athlético, clube detentor dos seus direitos econômicos.
“É uma pergunta fácil. Não há muito o que pensar sobre o projeto do Cruzeiro, tomei uma decisão muito rápida e aqui estamos em busca de grandes coisas. (…) Temos um grupo capaz de bater de frente com qualquer time.”
O zagueiro lembrou do período difícil que atravessou durante a pandemia, em 2020, quando defendia o Independiente FBC, da segunda divisão do paraguai. Com a paralisação do futebol, o jogador voltou à sua cidade natal, no interior, e sobreviveu de trabalhos informais enquanto não podia jogar futebol.
“Uma história muito bonita porque todos tem uma história especial, mas minha história é um pouco mais forte porque já jogava profissionalmente, aí chegou a pandemia, voltamos para o interior e não recebia um grande salário, então o pouco que ganhei separei um pouco e voltei a trabalhar. Eu não devo ninguém, então não tenho vergonha de voltar a trabalhar, quando a gente esquece de onde saiu, aí o caminho vai ser difícil.
“Pra mim e minha família, todos me ensinaram que não podemos esquecer o passado e sim valorizar mais o que estamos vivendo agora. É muito importante pra mim estar no Cruzeiro, um time muito grande, olhando para cinco anos atrás nunca imaginei isso, mas sempre tive na cabeça que deveria voltar mais forte. E aí surgiu a possibilidade de voltar a jogar, joguei por seis meses, e minha vida deu uma volta de 360º e estou muito feliz agora.”
Gamarra retornou ao futebol em outubro de 2020, pelo 12 de Octubre FC e as boas atuações o levaram ao Olímpia, um dos principais clubes do país. Por lá, o zagueiro atuou em duas temporadas, conquistando três títulos e disputando a Copa Libertadores. Foi adquirido pelo Athletico em 2024 por pouco mais de 3 milhões de dólares.
Apesar de não ter feito uma grande temporada em Curitiba, o defensor acredita que a possibilidade de mudar de ares e chegar ao Cruzeiro é a oportunidade ideal para retomar o seu bom futebol e poder voltar à seleção paraguaia, onde serviu em 2022 e atuou em três jogos. Enquanto jogava pelo Athletico, foi convocado em setembro do ano passado para os jogos contra Brasil e e Uruguai, mas ficou no banco.
“Meu representante falou que um time estava querendo me contratar e falei com ele que se tinha a possibilidade de sair, eu precisava jogar mais para voltar a seleção. Sei a minha capacidade para voltar a Seleção, se já estive lá posso voltar. Por querer voltar a seleção, ter mais espaço, o Cruzeiro é um time muito grande que vai me dar mais espaço pra voltar. É uma resposta muito fácil pra falar com meu representante, quero ir pro Cruzeiro e ser feliz jogando.”
“Onde a gente trabalha tem que ter boa energia o tempo todo pois é isso que vemos depois, pequenas coisas que não se vê dentro e repercute lá fora. O Cruzeiro me deu essa oportunidade e estou muito agradecido por isso. Vai dar tudo certo e daqui a pouco posso voltar a Seleção.”
O jogador acredita que a primeira temporada no Brasil foi mais difícil pela questão da adaptação ao país e as diferenças no estilo de jogo, mas entende que esse ano vai ser melhor para ele em termos esportivos e mostra confiança na sua retomada:
“Agora no segundo ano analisando um pouco, minha primeira transferência foi no Athlético, tem muita diferença o futebol de lá e aqui. Pensando no lado positivo da nova temporada, demorei um ano para me adaptar e esse ano vai ser muito melhor pra gente e estamos no caminho certo.”
Mateo Gamarra desembarcou no Athletico-PR para a temporada de 2024 após se destacar com a camisa do Olimpia. O zagueiro paraguaio foi contratado por R$ 17 milhões e teve sua chegada oficializada em 17 de dezembro de 2023, pouco mais de uma semana depois da saída de Alexandre Mattos da diretoria do Furacão. Atualmente, Mattos ocupa o cargo de CEO de futebol do Cruzeiro.
O jogador até começou bem no Furacão, mas acabou perdendo espaço com as constantes trocas de treinadores e também ao limite de estrangeiros. Ao todo, o zagueiro participou de 36 dos 73 jogos do Athletico em 2024, sendo titular em 32 deles, e balançou as redes uma vez.