Clube Atlético Mineiro
·25 de setembro de 2025
Atlético x Bolívar: coletiva de imprensa com Sampaoli

In partnership with
Yahoo sportsClube Atlético Mineiro
·25 de setembro de 2025
Pergunta: Uma classificação sofrida, mas a presença do torcedor que cantou alto e empurrou o time mesmo em momentos de dificuldade. No final ali, você tirou dois jogadores que eram bons batedores de pênalti, Arana e Hulk, para ir atrás desse gol. Fale do roteiro da vitória e a presença do torcedor…
Sampaoli: “Bem, primeiramente, agradecido ao torcedor, porque o time precisava desse apoio constante até o final. Muito feliz, na verdade, pela felicidade deles (torcedores)”
“Com respeito às substituições, eu sempre imagino ganhar nos 90 minutos, não pensei, em nenhum momento, nos pênaltis. Coloquei dois jogadores que estavam mais descansados, que tinham energia, tinham velocidade, e apostei por isso”.
Pergunta: O primeiro tempo do Atlético, time com dificuldade, não conseguiu finalizar no gol. Você fez mexidas no segundo tempo, mudanças, o time começou a chegar mais. Na questão ofensiva, teve evolução no jogo de hoje? Ou o mais importante foi vencer e a questão da evolução vai ser mais adiante?
Sampaoli: “Acho que, no segundo tempo, teve evolução, como você falou. Mas, tem que melhorar muito mais, muito mais. O importante de hoje foi ganhar. Não sei quanto tempo faz que o Atlético não vence na Arena. E hoje ganhou uma partida muito importante, que nos deixa a três partidas de um título. Houve consistência defensiva, alguma interpretação de jogo, bastante intenções de ataque no segundo tempo. Bem, temos que seguir insistindo, tendo que trabalhar muitíssimo. E isto se resolve trabalhando”.
Pergunta: Uma vitória importantíssima para semifinal a Sul-Americana. Mas todos os jogos do Atlético são importantes, com situação difícil no Brasileiro. Essa vitória de hoje pode ser uma virada de chave para o time pegar confiança e conseguir se recuperar no Brasileirão?
Sampaoli: “Tomara que sim! Mas todos os jogos são diferentes. Temos que jogar daqui 72 horas contra uma equipe muito boa que é o Mirassol, que está em um grande momento. Assim, temos que nos recuperar bem e tratar de nos recompor no Brasileiro, onde a equipe está muito longe do que realmente o Atlético é. Isso gera confiança, mas também é saber que temo que ser o começo de uma melhora substancial. O time tem que ganhar confiança, tem que conseguir gerar mais ataques, sem dúvida, porque cada jogo será em um cenário cada vez mais complicado”.
Pergunta: Você fala que o Atlético precisa de ajustes, fala de contundência no ataque, e outras questões táticas. Obviamente, nada disso acontece sem a confiança. Se o seu trabalho é fazer ajustes técnicos, e tanto se fala na falta de confiança… Como se treina isso?
Sampaoli: “Esses dias fizemos muitas coisas, inclusive com a psicóloga do Clube. Falando que o time tem jogadores que estão por debaixo do rendimento, por isso, porque perdeu crença no que são, realmente. Creio que essa vitória, que no papel parecia simples, mas não era. Hoje, temos que valorizar o sistema defensivo, porque o adversário só teve uma situação em 90 minutos. A nossa equipe não se desorganizou, porque se tivesse se desorganizado, teria perdido o jogo. E é essa sustentabilidade que temos que ter. Com mais variantes de ataque, mais finalizações dos jogadores nas zonas mais adiantadas do campo. É isso que temos que recuperar. Urgente. Porque, se a gente não tiver gol, seguramente, cada partida será como essa”.
Pergunta: O primeiro tempo do Atlético foi apático. No segundo tempo, a coisa melhorou. Você promoveu a saída do Hulk e o Biel entrou bem. Pode ser uma tendência para os próximos jogos com o Hulk não atuando os 90 minutos?
Sampaoli: “Cada jogo é diferente. Estou contente com o Biel, que entrou bem. E temos que recuperar, junto com o corpo técnico, o rendimento do Hulk, para que consiga… Para que seus gols nos ajude. Necessitamos de todos”.
Ao vivo