Atlético x Independiente del Valle: tudo sobre o duelo que vale vaga na final da Sul-Americana | OneFootball

Atlético x Independiente del Valle: tudo sobre o duelo que vale vaga na final da Sul-Americana | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fala Galo

Fala Galo

·28 de outubro de 2025

Atlético x Independiente del Valle: tudo sobre o duelo que vale vaga na final da Sul-Americana

Imagem do artigo:Atlético x Independiente del Valle: tudo sobre o duelo que vale vaga na final da Sul-Americana

Foto: Pedro Souza / Atlético

Por: Thiago Florêncio


Vídeos OneFootball


Em busca da nona final continental de sua história, o Atlético entra em campo nesta terça-feira (28), às 21h30, na Arena MRV, contra o Independiente del Valle. No primeiro duelo, no Equador, as equipes empataram em 1 a 1. Um vitória simples, garante o Galo na final da CONMEBOL Sul-Americana, no dia 22 de novembro, em Assunção, no Paraguai.

Se o duelo terminar empatado, a vaga na final será definida nos pênaltis. O classificado enfrentará Lanús, da Argentina, ou Universidad de Chile, que disputam a outra semifinal na quarta-feira (29). A partida entre Atlético e Independiente del Valle terá transmissão do SBT (TV aberta), e da ESPN (TV por assinatura).

Scarpa fora e ataque alvinegro indefinido

O técnico Jorge Sampaoli terá um desfalque importante para o duelo contra os equatorianos. O meia Gustavo Scarpa está suspenso após receber o terceiro cartão amarelo no jogo de ida.

Sem o camisa 10, o argentino deve escalar Saravia na ala direita. A mudança libera Bernard para atuar mais centralizado, com Igor Gomes e Alan Franco como dupla de volantes. O retorno do volante Fausto Vera, que cumpriu suspensão no Equador, amplia as opções no meio-campo.

A principal dúvida está no ataque. Rony e Hulk disputam a vaga ao lado de Dudu. O artilheiro alvinegro foi titular contra o Ceará, no último sábado (25), e entrou no segundo tempo da partida de ida. Rony, por sua vez, atuou apenas nos minutos finais pelo Brasileirão, mas pode ganhar espaço.

Portanto, o provável time titular do Atlético para encarar o Independiente del Valle tem: Everson; Ruan, Vitor Hugo e Alonso; Saravia, Alan Franco, Igor Gomes, Guilherme Arana e Bernard; Dudu e Rony (Hulk). Técnico: Jorge Sampaoli.

Desfalques do Atlético

Pendurados

– Alan Franco; – Igor Gomes.

Lesionados

– Lyanco: ruptura do tendão de Aquiles esquerdo; – Tomás Cuello: fratura na fíbula e ruptura dos ligamentos do tornozelo esquerdo; – Caio Maia: ruptura no ligamento cruzado anterior e no menisco medial do joelho direito; – Júnior Santos: lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita.

Suspensos

Del Valle aposta em repetição da virada fora de casa

O Independiente del Valle chega a Belo Horizonte com uma meta clara: repetir o feito das quartas de final. Na fase anterior, o time equatoriano perdeu por 2 a 0 para o Once Caldas, em casa, e reagiu fora, conquistando a vaga nos pênaltis.

Para o confronto na Arena MRV, o técnico Javier Rabanal deve manter a base da equipe que atuou no jogo de ida. A única mudança deve ser na defesa, com o retorno do zagueiro Mateo Carabajal, que volta ao time no lugar de Andy Velasco.

Portanto, os prováveis titulares do Independiente del Valle para enfrentar o Atlético são: Guido Avillar; Matías Fernandez; Carabajal, Schunke e Cortez; Jordy Alcivar e Sornoza, Guagua e Mercado; Hoyos e Spinelli. Técnico: Javier Rabanal

Desfalques do Independiente del Valle

Pendurados – Não tem.

Lesionados

– Ronald Briones (meio-campista): fratura na perna direita; – Juan Cazares (meia-atacante): ruptura de ligamentos de um dos joelhos (não informado pelo clube).

Suspensos

– Não tem.

Curiosidades sobre o duelo

Atlético e Independiente del Valle já se enfrentaram cinco vezes em competições continentais (quatro pela Libertadores e uma pela Sul-Americana). Em 2022, pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores, o Galo venceu os equatorianos por 3 a 1, no Mineirão. Os gols alvinegros foram marcados por Hulk (2) e Savinho. Naquela oportunidade, o árbitro da partida era o uruguaio Esteban Ostojich, o mesmo que apitará o duelo desta terça-feira.

Arbitragem

A CONMEBOL designou o árbitro uruguaio Esteban Ostojich para comandar a partida. Ele será auxiliado por Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU). Já a cabine do VAR terá o comando de Christian Ferreyra (URU). Ostojich tem 43 anos, é árbitro da Federação Uruguaia de Futebol desde 2013 e da FIFA desde 2016.

Nesta temporada, ele comandou 28 partidas pelo Campeonato Uruguaio e uma pela Sul-Americana, justamente a vitória do Atlético sobre o Bucaramanga, nos pênaltis, nos playoffs da competição.

Na ocasião, Ostojich e Hulk protagonizaram uma cena curiosa. Após o apito final, os dois conversaram de forma descontraída, com sorrisos e gestos amistosos. No fim do diálogo, porém, o árbitro surpreendeu ao mostrar um cartão amarelo ao atacante, que deixou o campo reclamando, sem entender a decisão.


Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok

Saiba mais sobre o veículo