MundoBola Flamengo
·14 de outubro de 2025
Botafogo x Flamengo: Filipe Luís reencontra velho freguês para afastar oscilações

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·14 de outubro de 2025
Flamengo e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira (15), no Engenhão, e o clássico traz boas lembranças para Filipe Luís. O treinador carrega um histórico muito positivo contra o rival, seja como treinador ou jogador, e busca manter a tradição em mais um duelo pelo Brasileirão. Em um momento de oscilação recente, o confronto pode servir como oportunidade de retomar confiança.
O Flamengo chega ao confronto vivendo um momento de oscilação. O time soma apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, perdeu a liderança do Brasileirão para o Palmeiras e precisa de resultados consistentes para retomar confiança. Contra o Botafogo, o histórico positivo de Filipe Luís pode servir como referência e combustível para iniciar uma reação.
Como jogador, Filipe Luís disputou quatro partidas contra o Botafogo pelo Flamengo, com duas vitórias, um empate e apenas uma derrota. O aproveitamento com o Manto Sagrado foi de 58,3%, um número que já está maior como treinador.
Mesmo fora do Flamengo, Filipe Luís também registrou um empate pelo Figueirense contra o Botafogo, em 2004, pelo Brasileirão.
Filipe Luís já começou a temporada enfrentando o Botafogo em jogo decisivo. No primeiro confronto, pela Supercopa, o Flamengo venceu por 3 a 1e ficou com o título da competição. Depois, empatou uma partida e venceu outra pelo Campeonato Carioca, somando quatro gols marcados e apenas um sofrido, mostrando consistência contra o rival.
No comando do time, o treinador soma duas vitórias e um empate contra o Botafogo nesta temporada, reforçando a ideia de que consegue extrair bons resultados diante do rival, mesmo em jogos decisivos.
Como treinador do Flamengo
Nesta terça-feira (14), Filipe Luís comanda o último treino do Flamengo antes do clássico contra o Botafogo. Ao todo, o time terá realizado cinco atividades preparatórias, aproveitando a Data Fifa para treinamentos e descanso.
O técnico conta com o elenco praticamente completo, mas deve ter três desfalques no meio-campo: Saúl, De la Cruz e Allan. Saúl segue em recuperação de dores no tornozelo esquerdo, De la Cruz tem limitações para atuar em gramados sintéticos, e Allan faz acompanhamento por fascite plantar.
A boa notícia é o retorno praticamente confirmado de Pulgar, que volta a ficar à disposição após mais de três meses de afastamento por cirurgia no pé direito. O treino desta terça-feira definirá a lista final de relacionados.