oGol.com.br
·13 de outubro de 2025
Cabo Verde conquista pela primeira vez a classificação para a Copa do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·13 de outubro de 2025
A Copa do Mundo de 2026 conheceu nesta segunda-feira a sua terceira seleção estreante. Pelas Eliminatórias das África, Cabo Verde segurou a liderança do Grupo D e conquistou a classificação direta para o seu primeiro Mundial.
Na última rodada das classificatórias, a seleção de Cabo Verde venceu a Suazilândia, lanterna da chave, por 3 a 0, e defendeu a primeira posição, com 23 pontos. Na campanha da vaga inédita, a equipe somou sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Com a classificação, Cabo Verde empurrou adiou as chances de Camarões e deixou os Leões Indomáveis em situação complicada. Na última rodada, a seleção camaronesa ficou no empate sem gols com a Angola, em casa, chegou aos 19 pontos e aguarda o complemento da última rodada para tentar uma vaga nos playoffs.
A seleção cabo-verdiana se tornou a 22ª equipe confirmada na Copa do Mundo do próximo ano. Além dos Tubarões Azuis, Gana, Tunísia, Argélia, Marrocos e Egito garantiram a vaga através das classificatórias africanas. Restam ainda três vagas diretas disputadas por Senegal e República Democrática do Congo, no Grupo B, Benin e África do Sul, no Grupo C, e Costa do Marfim e Gabão, no Grupo F.
Além dos nove líderes das chaves, a última vaga será disputada em um playoff com os quatro melhores segundos colocados.
Em sete participações nas Eliminatórias, Cabo Verde conquistou pela primeira vez uma vaga para a Copa do Mundo. Nas classificatórias para o Catar, a seleção bateu na trave ao ficar em segundo no seu grupo, atrás apenas da Nigéria, por dois pontos. Além da seleção cabo-verdiana, Jordânia e Uzbequistão, da Ásia, também confirmaram a sua estreia em Mundiais.
A Copa do Mundo tem 22 seleções confirmadas: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai (América do Sul), Austrália, Coréia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão (Ásia), Canadá, Estados Unidos e México (América do Norte/país-sede), Marrocos, Egito, Tunísia, Gana, Cabo Verde e Argélia (África) e Nova Zelândia (Oceania).