OneFootball
Ian Gastim·13 de outubro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
Ian Gastim·13 de outubro de 2025
Cabo Verde venceu Eswatini por 3 x 0 nesta segunda-feira (13), no Estádio Nacional, e garantiu vaga inédita na Copa do Mundo de 2026.
Os gols saíram já no segundo tempo, com Dailon Livramento (Casa Pia), Willy Semedo (Omonia) e Innocent Dlamini (Green Mamba).
Com a vitória, Cabo Verde chegou aos 23 pontos, enquanto Camarões (que ficou no 0 x 0 com Angola) terminou com 19 pontos.
O resultado histórico confirmou o primeiro lugar do grupo D das Eliminatórias Africanas e selou a classificação dos Tubarões Azuis, um feito inédito para o futebol cabo-verdiano e motivo de grande celebração em todo o país.
A equipe comandada por Bubista coroou uma campanha consistente e exemplar, marcada por atuações seguras e um espírito coletivo que conquistou os torcedores.
A seleção poderia ter se classificado na última quarta-feira (8), mas acabou empatando com a Líbia fora de casa.
O feito conquistado diante da sua torcida coloca Cabo Verde entre as seleções africanas que estarão na próxima Copa do Mundo – algo impensável há poucos anos para um país de pouco mais de 500 mil habitantes, menor que muitos bairros de São Paulo ou do Rio de Janeiro.
De acordo com o novo formato da Fifa, os vencedores dos nove grupos africanos garantem vaga direta no Mundial, enquanto os quatro melhores segundos colocados disputarão um torneio extra valendo vaga repescagem intercontinental.
Com a classificação, os Tubarões Azuis entram para a história como um dos menores países do planeta a disputar uma Copa do Mundo, reforçando o peso e a simbologia da conquista.
Cabo Verde será a quarta seleção lusófona a disputar uma Copa do Mundo, depois de:
📸 Ahmad Hasaballah - 2024 Getty Images