CBF surpreende ao se pronunciar sobre a arbitragem do Brasileirão | OneFootball

CBF surpreende ao se pronunciar sobre a arbitragem do Brasileirão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Revista Colorada

Revista Colorada

·08 de outubro de 2025

CBF surpreende ao se pronunciar sobre a arbitragem do Brasileirão

Imagem do artigo:CBF surpreende ao se pronunciar sobre a arbitragem do Brasileirão

Polêmicas de arbitragem estão mais uma vez ocorrendo no Campeonato Brasileiro. Por mais que exista o VAR para corrigir erros cometidos em campo, a ferramenta não está sendo utilizada da maneira correta e lances geram debates e reclamações dos clubes em praticamente todas as rodadas da competição nacional.

Diante deste cenário, o jornal “Zero Hora” procurou a comissão de arbitragem da CBF, que é coordenada por Rodrigo Cintra, para questionar as polêmicas recentes. A resposta, contudo, veio através da assessoria de imprensa e acabou surpreendendo, já que houve uma defesa da entidade em relação ao tema.


Vídeos OneFootball


“A Comissão de Arbitragem vê o atual momento como de evolução contínua, com avanço em padronização, transparência e diálogo técnico com árbitros, clubes e federações, com alto volume de investimentos e baixo nível de erros nas rodadas. Isso é comprovado pelo fato de que em 27 rodadas, apenas quatro partidas geraram protocolos de aperfeiçoamento para equipes de arbitragem”, iniciou a entidade.

Na sequência, o tema da “profissionalização” dos árbitros, que é defendido pelo Internacional nos bastidores, foi debatido. De acordo com a comissão da CBF, alguns modelos utilizados em outros países já estão sendo avaliados, mas o debate ainda está em estágio inicial.

“A profissionalização da arbitragem é considerada um tema prioritário para a atual gestão da CBF, e no momento se encontra em fase de estudos. A CBF analisou modelos e avançará, agora, para uma rodada de escuta com árbitros, associações, sindicatos, federações e referências nacionais e internacionais, com vistas à implantação gradual, a partir de um grupo inicial piloto, e expansão por etapas nos anos seguintes”, finalizou a entidade.

Saiba mais sobre o veículo