Jogada10
·19 de novembro de 2025
Com favorito, disputa por direitos da Libertadores e Sul-Americana chega à segunda rodada

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·19 de novembro de 2025

O processo de licitação dos direitos de transmissão dos torneios da Conmebol para o ciclo 2027–2030 entrou em uma nova etapa e elevou o nível da disputa. A entidade avançou para a segunda rodada de propostas, e as empresas interessadas têm até a próxima quinta-feira, dia 20, para enviar suas ofertas finais.
A disputa envolve os pacotes de TV aberta e fechada das duas principais competições da entidade: Libertadores e Sul-Americana. Na televisão aberta, Globo, SBT e CazéTV formalizaram propostas e concorrem entre si. Já nos canais por assinatura, com dois pacotes disponíveis, a concorrência reúne SporTV, Disney (ESPN) e Paramount.
A Globo segue vista com favoritismo e, segundo executivos do setor, a possibilidade do canal perder os direitos da Libertadores é remota. O grupo, aliás, recebe destaque tanto para os pacotes de TV aberta quanto para a fechada. Inclusive, a emissora sonha com o retorno do SporTV à exibição da competição — algo que não ocorre desde a pandemia, em 2020.
As propostas começaram a ser entregues no dia 29 de setembro, em formato de ofertas livres, sem valores pré-fixados. Com a primeira fase encerrada em 10 de novembro, a Conmebol se movimentava para anunciar os vencedores na véspera da final entre Flamengo e Palmeiras, ou seja, no dia 28.
A entidade, porém, reavalia essa possibilidade diante da necessidade de uma segunda etapa. Se ficar muito apertado, pode ser que a Conmebol adie a decisão.
O mercado trabalha com estimativas altas para o próximo ciclo. Para se ter ideia, o setor vislumbra cifras próximas ao dobro que se recebe atualmente apenas com o pacote de TV aberta da Libertadores. A entidade projeta arrecadar mais de 2 bilhões de dólares (R$ 10,6 bilhões) totais, incluindo a venda dos direitos para outros países da América do Sul.
A expectativa é que o aumento de receita reflita diretamente na distribuição da cota aos clubes.
Os três pacotes da Libertadores — um aberto e dois pagos — trazem uma novidade importante para o próximo contrato: todos passam a incluir a transmissão da final. A medida amplia o alcance da decisão e, segundo o planejamento, fortalece potencial comercial da competição. Hoje, a Paramount, detentora do pacote pago 2, só pode exibir o jogo em VT.
O pacote aberto oferece 19 partidas, com a final em jogo único e três prioridades de escolha. A Globo detém o conjunto no ciclo atual, que também envolve a exibição da partida na GE TV, seu canal no YouTube.
O pacote pago 1 dá acesso a 79 jogos, incluindo a final, e duas prioridades. O pago 2 oferece 77 confrontos, uma prioridade e, pela primeira vez, o direito à decisão. A Recopa — duelo entre os campeões da Libertadores e da Sul-Americana — está incluída nos pacotes aberto e pago 1.
Na Copa Sul-Americana, o pacote pago 2 ganha a possibilidade de transmissões abertas via streaming. Isso significa que, além da TV aberta, as emissoras poderão exibir partidas gratuitamente no YouTube. A exceção é o jogo que passar na vencedora do pacote aberto, que deve permanecer em formato fechado dentro do pacote 2.
Se uma mesma empresa conquistar os pacotes abertos das duas competições, terá a prerrogativa de dividir a rede entre os jogos. Poderá, por exemplo, transmitir uma partida da Libertadores para 20 estados e, simultaneamente, a da Sul-Americana para seis estados e o Distrito Federal.
Atualmente, o SBT exibe a Sul-Americana em TV aberta, enquanto ESPN/Disney+ e Paramount controlam os pacotes fechados.
Os direitos de melhores momentos seguem no pacote comercial, porém com uma alteração significativa: o intervalo mínimo para exibir os lances. Agora, passa de três para sete minutos em relação à transmissão ao vivo. A CazéTV é a atual detentora desses direitos, que deixam de pertencer ao canal a partir de 2027.









































