Revista Colorada
·02 de fevereiro de 2026
Conselheiro confirma plano que foi “respaldado” por Alessandro Barcellos

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·02 de fevereiro de 2026

No ano passado, após um documentário especial lançado pelo canal “SporTV”, um debate voltou a ganhar força nos bastidores do Beira-Rio. Por conta das novas informações reveladas sobre a “Máfia do Apito”, o Internacional entende que pode buscar na Justiça o título do Campeonato Brasileiro de 2005, conquistado pelo Corinthians.
O Clube do Povo entende que diversos protocolos não foram seguidos da forma correta na época, resultando na anulação de jogos do time gaúcho e também da equipe paulista. Por conta desse cenário, o adversário conquistou pontos anteriormente perdidos e assumiu a liderança na reta final do Campeonato Brasileiro.
A alternativa buscada pelo Internacional, no STJD, visa ser considerado campeão nacional, mas sem a anulação da conquista do Corinthians. Ou seja, o Brasileirão de 2005 teria dois campeões. Já existe, inclusive, um respaldo por parte da direção do Colorado para que o processo seja levado adiante por um grupo de conselheiros.
A confirmação foi feita pelo conselheiro Leonardo Aquino, que lidera o movimento, durante entrevista concedida para o programa “Concentração”, da “Rádio Guaíba”. Segundo ele, houve uma reunião com Alessandro Barcellos e Fernando Carvalho para definir os próximos passos da busca pelo reconhecimento do título.
“Foi muito boa a reunião com Barcellos, Carvalho e Daniel Cravo nesta semana. O Inter está se movimentando nesse sentido. Levantando todas as informações. Por parte do presidente, existe respaldo”, garantiu Leonardo Aquino. Não existe, contudo, um prazo para uma definição da Justiça sobre o título do Brasileirão, afinal o novo processo está apenas no início.








































