
Central do Timão
·24 de setembro de 2025
Conselho Deliberativo do Corinthians reestrutura comissões e mira conclusão de casos polêmicos

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·24 de setembro de 2025
Na tarde desta quarta-feira (24), a presidência do Conselho Deliberativo do Corinthians divulgou as novas composições das comissões responsáveis pela fiscalização preventiva e pela apuração de irregularidades no clube, no CT e na Neo Química Arena. A lista completa dos conselheiros nomeados pode ser conferida ao final desta matéria.
A Central do Timão apurou que a demora na alteração das comissões ocorreu em razão da espera pelas indicações de conselheiros para compor vagas nas diretorias do clube, que até o momento não foram totalmente preenchidas. A Comissão de Justiça, por exemplo, teve três de seus membros substituídos por esse motivo.
Algumas comissões já assumem suas funções com acúmulo de trabalho. Logo após o anúncio das novas composições, o presidente do Conselho Deliberativo Romeu Tuma Júnior passou a expedir ofícios internos solicitando que as comissões recém-empossadas deem prosseguimento a processos em pauta que necessitam ser concluídos com urgência.
Na Comissão de Justiça, as prioridades incluem a análise das contas e do uso dos cartões corporativos pelos ex-presidentes Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo, além da conclusão da apuração já em andamento sobre as contratações das empresas de segurança WorkServ, Kiara e RF, em 2024, e das ações trabalhistas movidas por seus funcionários, que podem gerar responsabilidades ao Corinthians.
Segundo apuração da reportagem, o presidente do Conselho Deliberativo e a Comissão de Justiça se reunirão nesta quinta-feira (25) para tratar desses e de outros temas, além de definir um novo cronograma de trabalho. A pauta também inclui a continuidade da rotina de análise de contratos, com início pelas novas empresas de segurança e limpeza contratadas na gestão de Osmar Stabile.
Já a Comissão de Marketing terá como atribuição analisar a contratação da empresa BePass para a prestação do serviço de biometria facial, firmada apesar da recomendação contrária do Conselho de Orientação (Cori) e posteriormente rescindida após o impeachment de Augusto Melo.
Em conjunto, as Comissões de Justiça e de Marketing têm a responsabilidade de conduzir o trabalho sobre os desvios de ingressos do Fiel Torcedor. A investigação interna realizada por essas comissões já contribuiu para a devolução de mais de 8 mil ingressos aos sócios do programa. Agora, elas deverão elaborar um cronograma detalhado de apuração, contemplando etapas, pessoas a serem ouvidas e previsão de conclusão, além de estabelecer uma data para a apresentação do relatório com seus pareceres ao plenário do Conselho Deliberativo, respeitando o segredo de justiça determinado nos autos.
Outro trabalho conjunto da Comissão de Marketing será com a Comissão de Finanças, a respeito do estoque de materiais esportivos da Nike na gestão Osmar Stabile. Diante de questionamentos sobre possível uso inadequado e de diversos pedidos de averiguação recebidos pelo Conselho Deliberativo, as comissões deverão apresentar os números e as providências adotadas.
Enquanto isso, a Comissão de Finanças atuará em conjunto com a Comissão de Justiça em dois casos: os acordos realizados no Regime de Centralização das Execuções (RCE) e na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF, incluindo o acordo com o empresário Giuliano Bertolucci feito fora do RCE e o contrato com a empresa de segurança responsável pela proteção pessoal de Memphis Depay.
As Comissões Administrativa, de Comunicação e Social têm a incumbência de acompanhar e agilizar o recadastramento de associados. A questão se tornou especialmente relevante na recente Assembleia Geral realizada no Parque São Jorge, durante o impeachment de Augusto Melo: como a lista de associados não é atualizada há muitos anos, existem discrepâncias significativas entre o número de associados aptos a votar (cerca de 10 mil) e aqueles que efetivamente comparecem (pouco mais de 3 mil).
Por fim, as Comissões Cultural e de Comunicação terão a missão de viabilizar, o quanto antes, a divulgação ao público geral de todas as atas do Conselho Deliberativo, medida de transparência considerada imprescindível pelo presidente do CD, que permitirá que sócios e torcedores acompanhem efetivamente o trabalho do órgão e contribuirá para a preservação da sua memória institucional.
Com as comissões reestruturadas, o presidente do CD retorna seu foco à Reforma Estatutária, considerada sua prioridade máxima. Procurado pela Central do Timão, Tuma afirmou: “As Comissões do Conselho Deliberativo dedicarão todos os seus esforços à apuração de todos os fatos a que foram demandadas, à emissão de pareceres finais para conhecimento e providências do plenário do CD e à fiscalização contínua dos atos da atual gestão. E tudo de forma transparente, para que imprensa, sócios e torcedores possam acompanhar”.
Ele acrescentou que os trabalhos precisaram ser interrompidos por algumas semanas devido à reformulação das comissões após a eleição de Osmar Stabile para a presidência da diretoria, em 25 de agosto, mas que agora foram retomados: “Nosso compromisso é com a transparência e a divulgação de informações relevantes, e pretendemos ter atualizações nas próximas semanas”, disse.
Confira todas as composições das comissões do Conselho Deliberativo do Corinthians:
Comissão de Mulheres
Karen Hadlik, Rosmélia Hernades Blanco, Simone Martins dos Anjos, Suzy Miranda Sanchez e Wanda Gomes Carneiro
Comissão de Justiça
Alexandre Silveira, André Moreno, Corinto Baldoino Parreira e Costa, Fausto Di Toti e José Luiz Cecílio
Comissão de Finanças
Adilson Domingos Moraes, Carlos Roberto de Mello, Roberson de Medeiros, Warlei dos Santos e Wesley Lucio Cavalcanti de Melo
Comissão de Patrimônio e Obras
João Zacheu Matheus, José Francisco Teixeira de Oliveira, Leandro Martins da Silva, Matias Romano Antônio de Ávila e Ricardo Buonomo
Comissão de Esportes
Caetano Blandini, Carlos Henrique Ros Salas de Lima, Leandro Olmedila, Marco Antônio da Silva Junior e Marcelo Bastos de Melo
Comissão de Comunicações
Adilson J. Carvalhal Junior, Ricardo Borges da Costa, Richard de Paula Oliveira, Simone Martins dos Anjos e Wagner Marques
Comissão de Assuntos Administrativos
Antonio Darci Pannocchia Filho, Dalton Gioia, Edmilson Parra Navarro, Edson Aparecido Geanelli e Paulo Garcia
Comissão Social, Cultural e Memória Institucional
André Carrijo, Eugenio Antonio Lourenço, Márcio Atienza, Rodrigo Bertinato e Suzy Miranda Sanchez
Comissão de Responsabilidade Social e ESG
Alexandre Antonio da Costa Lucena, Fabio Petrillo, Paulo Palombo, Renato Samuel Nogueira e Ricardo Sena das Virgens
Comissão de Reforma e Adequação do Regimento Interno
Ademir Benedito, Cesar Romeu Gonçalves da Silva, Hélio Madi, Leonardo Pantaleão e Vilson Bermudes
Comissão de Reforma do Estatuto
Claudia Carlos de Oliveira, Corinto Baldoino Parreira e Costa, Dalton Gioia, Edson Aparecido Geanelli e Joaquim Egídio Arruda
Comissão de Futebol
Flavio Adauto, Francisco Papaiordanou, Gilson Teixeira Medeiros, José Onofre de S. Almeida e Ruy Marco Antonio Filho
Comissão de Marketing
Adriano Monteiro Alves, Evandro Guimarães, Luiz Wagner Alcântara, Marcelo Napoleão Pestana e Robson Ramos Luis Bujato
Comissão de Relações Institucionais
Armando da Costa Pacheco, Fernando Matheus, Miriam Athiê, Rodrigo Goulart e Wagner Salgueiro
Veja mais: