Corinthians reencontra Ramón Díaz: Timão melhorou ou piorou? | OneFootball

Corinthians reencontra Ramón Díaz: Timão melhorou ou piorou? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·01 de outubro de 2025

Corinthians reencontra Ramón Díaz: Timão melhorou ou piorou?

Imagem do artigo:Corinthians reencontra Ramón Díaz: Timão melhorou ou piorou?

Há cinco meses e meio, Ramón Diaz comandava o Corinthians pela última vez. Na noite desta quarta-feira (1º), no Beira Rio, o Timão volta a encontrar o treinador - e seu filho Emiliano, que sempre fez questão de declarar seu carinho pelo alvinegro - agora no comando do Internacional, em duelo válido pela 26ª rodada do Brasileirão.

O comandante argentino foi demitido após uma derrota na Neo Química Arena diante do Fluminense, pela quarta rodada da competição nacional. Naquela ocasião o Corinthians caia para a 14ª posição no Brasileirão com quatro pontos, empatado com Santos, Vitória e São Paulo, apenas um ponto acima da zona do rebaixamento. Hoje a situação é mais confortável, com sete pontos de vantagem para o Juventude, o primeiro em situação de queda, mas o Timão é apenas o 13º colocado.


Vídeos OneFootball


Separados por apenas um ponto na tabela, Ramón tem a chance de ultrapassar seu ex-clube em caso de vitória nesta noite, aumentando a crise no time alvinegro.

Ramón rendeu mais que Dorival?

Contratado para evitar o rebaixamento em 2024, o técnico argentino viveu momentos de euforia no clube paulista, com uma arrancada que deu uma vaga à pré-Libertadores e garantiu a presença do time na Copa do Brasil deste ano, além da conquista do Paulistão, menos de um mês antes de sua demissão. Por outro lado, a queda na fase preliminar da Liberta havia balançado a confiança no trabalho, e o começo ruim no Brasileirão levou  à demissão.

Sua passagem pelo Parque São Jorge terminou com 60 jogos, sendo 31 vitórias, 16 empates e 13 derrotas, um aproveitamento de 60,55% dos pontos. Considerando apenas jogos pelo Brasileirão, foram 26 rodadas com 61,53% de aproveitamento.

Dorival assumiu o Timão dois jogos depois da saída do antecessor - vitórias contra Sport, pelo Brasileiro, e Racing, na Sul-Americana - e já comandou a equipe em 28 compromissos. Com 12 vitórias, oito empates e oito derrotas, o aproveitamento é de 54,38%. Se o recorte for apenas o campeonato nacional, a situação é ainda pior: foram 19 rodadas, com 38,6% dos pontos conquistados.

A favor de Dorival há a classificação do clube para as semifinais da Copa do Brasil. Os confrontos com o Cruzeiro, valendo vaga na decisão, só vão acontecer em dezembro, o que levanta questionamentos se o ex-comandante da seleção brasileira ainda terá a chance de brigar pelo troféu.

Desfalques e outros problemas para Dorival

Não que os bastidores do Corinthians fossem tranquilos na época de Ramón Díaz, mas a crise se acentuou nos últimos meses. Dorival Júnior foi contratado e apresentado por Augusto Melo, presidente que foi afastado menos de um mês depois e acabou sofrendo o impeachment.

Osmar Stabile assumiu a presidência, mas os problemas seguiram, com o descobrimento de escândalos envolvendo cartões corporativos, desaparecimento de material esportivo, e, principalmente, dívidas que levaram o clube a sofrer um transferban, uma punição da Fifa que impediu a contratação de reforços pedidos por Dorival quando foi contratado.

Para piorar, problemas físicos estão cada vez mais comuns no Corinthians. O badalado "Trio GYM" só pôde ser utilizado por Dorival em duas oportunidades: nos confrontos contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil. Fundamental para a arrancada em 2024, o grupo formado por Rodrigo Garro, Yuri Alberto e Memphis Depay alternou períodos no departamento médico nesses cinco meses, e hoje, por exemplo, nenhum dos três estará à disposição.

Como o Timão chega para o reencontro?

Garro pouco jogou desde as finais do Paulistão, viajando para a Espanha para tratar o joelho e depois sofrendo com muitos problemas musculares. Memphis sofreu uma lesão no jogo contra o Athletico, pela Copa do Brasil, e dificilmente terá condições de jogo. Já Yuri Alberto levou cartão amarelo contra o Flamengo e está suspenso.

O primeiro jogo do Corinthians no Brasileiro com Dorival foi justamente contra o Inter, na vitória por 4 a 2 em Itaquera. Do time titular daquela noite, além de Memphis e Yuri, André Carrillo é outra ausência, já que o peruano sofreu uma fratura também nos clássicos pela Copa do Brasil e está fora de ação desde então.

O provável time do Corinthians para encarar o Inter tem: Hugo Souza; Matheuzinho, João Pedro Tchoca, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, Maycon, José Martínez e Breno Bidon; Gui Negão e Vitinho.

Saiba mais sobre o veículo