
Central do Timão
·22 de outubro de 2025
Corinthians se destaca em ranking de categorias de base que mais produzem atletas

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·22 de outubro de 2025
Ao longo desta quarta-feira, 22 de outubro, a CIES Football Observatory -entidade suíça de estudos esportivos – publicou um estudo relacionado às categorias de base mais produtivas do mundo. Considerando clubes brasileiros, o Corinthians se destaca ao lado do São Paulo com os mais produtivos, inclusive que o Palmeiras, considerado por muitos o melhor trabalho de base no Brasil.
O São Paulo ocupa a 12ª colocação e o Corinthians, por sua vez, está na 14ª colocação, com 57 atletas espalhados pelo planeta. Além disso, mais seis clubes do futebol brasileiro aparecem na lista do top-100 categorias de base que mais produzem no planeta. São eles: Flamengo (15º), Palmeiras (18º), Santos (31º), Grêmio (33º), Cruzeiro (35º), Internacional (37º), Fluminense (38º), Athletico-PR (58º) e Atlético-MG (81º)
Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
O levantamento feito pela CIES fez uma análise das 49 ligados ao redor do mundo e considerou os seguinte parâmetros para montar o ranking com os 100 times: quantidade de jogadores, minutagem total e e nível estimado de qualidade dos atletas. No âmbito da América do Sul, a base mais produtiva é a do Boca Juniors, da Argentina, com 95 jogadores espalhados pelo planeta.
Além disso, o Boca Juniors aparece no top-5 do ranking. E meio às dificuldades financeiras nos últimos anos, as categorias de base do Corinthians vem sendo uma grande válvula de escape o clube que, frequentemente, vem utilizando atletas vindos das categorias inferiores no time profissional.
Somente nesta temporada, foram promovidos: o lateral-direito João Vitor ‘Jacaré ‘, meio-campista Luiz Gustavo Bahia, o meia Dieguinho e o atacante Gui Negão, que até pouco tempo atrás faziam parte da categoria Sub-20. Gui Negão, inclusive, já possui cinco gols anotados e duas assistências em 15 jogos.
Nos últimos anos, o Corinthians também revelou grandes promessas como o zagueiro Murillo (hoje no Nottingham Forest-ING), o volante Gabriel Moscardo (atualmente emprestado ao Braga-POR e pertence ao PSG), além dos atacantes Wesley (Al-Nassr) e Pedro (Zenit-Rússia). Moscardo e Wesley foram vendidos de 2023 para cá por mais de R$ 100 milhões. Em seu time titular, Breno Bidon, eleito craque da Copinha 2024, é um dos protagonistas e já atrai interesse de clubes da Europa.
Veja Mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50