Corinthians se destaca em ranking de categorias de base que mais produzem atletas | OneFootball

Corinthians se destaca em ranking de categorias de base que mais produzem atletas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·22 de outubro de 2025

Corinthians se destaca em ranking de categorias de base que mais produzem atletas

Imagem do artigo:Corinthians se destaca em ranking de categorias de base que mais produzem atletas
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Ao longo desta quarta-feira, 22 de outubro, a CIES Football Observatory -entidade suíça de estudos esportivos – publicou um estudo relacionado às categorias de base mais produtivas do mundo. Considerando clubes brasileiros, o Corinthians se destaca ao lado do São Paulo com os mais produtivos, inclusive que o Palmeiras, considerado por muitos o melhor trabalho de base no Brasil.

O São Paulo ocupa a 12ª colocação e o Corinthians, por sua vez, está na 14ª colocação, com 57 atletas espalhados pelo planeta. Além disso, mais seis clubes do futebol brasileiro aparecem na lista do top-100 categorias de base que mais produzem no planeta. São eles: Flamengo (15º), Palmeiras (18º), Santos (31º), Grêmio (33º), Cruzeiro (35º), Internacional (37º), Fluminense (38º), Athletico-PR (58º) e Atlético-MG (81º)


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Corinthians se destaca em ranking de categorias de base que mais produzem atletas

Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

O levantamento feito pela CIES fez uma análise das 49 ligados ao redor do mundo e considerou os seguinte parâmetros para montar o ranking com os 100 times: quantidade de jogadores, minutagem total e e nível estimado de qualidade dos atletas. No âmbito da América do Sul, a base mais produtiva é a do Boca Juniors, da Argentina, com 95 jogadores espalhados pelo planeta.

Além disso, o Boca Juniors aparece no top-5 do ranking. E meio às dificuldades financeiras nos últimos anos, as categorias de base do Corinthians vem sendo uma grande válvula de escape o clube que, frequentemente, vem utilizando atletas vindos das categorias inferiores no time profissional.

Somente nesta temporada, foram promovidos: o lateral-direito João Vitor ‘Jacaré ‘, meio-campista Luiz Gustavo Bahia, o meia Dieguinho e o atacante Gui Negão, que até pouco tempo atrás faziam parte da categoria Sub-20. Gui Negão, inclusive, já possui cinco gols anotados e duas assistências em 15 jogos.

Nos últimos anos, o Corinthians também revelou grandes promessas como o zagueiro Murillo (hoje no Nottingham Forest-ING), o volante Gabriel Moscardo (atualmente emprestado ao Braga-POR e pertence ao PSG), além dos atacantes Wesley (Al-Nassr) e Pedro (Zenit-Rússia). Moscardo e Wesley foram vendidos de 2023 para cá por mais de R$ 100 milhões. Em seu time titular, Breno Bidon, eleito craque da Copinha 2024, é um dos protagonistas e já atrai interesse de clubes da Europa.

Veja Mais:

Imagem do artigo:Corinthians se destaca em ranking de categorias de base que mais produzem atletas

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo