oGol.com.br
·17 de dezembro de 2025
Corinthians vai para sua oitava final de Copa do Brasil com mais traumas que títulos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·17 de dezembro de 2025

Na semifinal contra o Cruzeiro, no último domingo, a torcida do Corinthians exibiu orgulhosa um mosaico lembrando suas três conquistas da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (17), o Timão entra em campo para a primeira partida contra o Vasco, sua oitava participação em finais do torneio, buscando encerrar um jejum de 16 anos para garantir seu quarto troféu na competição.
Com mais esta final, o Corinthians se torna o terceiro time com mais decisões da Copa do Brasil, ficando atrás do Flamengo (10) e do Grêmio (9), empatando com o Cruzeiro, que é o maior campeão, com seis títulos. Primeira equipe paulista a conquistar o mata-mata nacional, em 1995, o alvinegro foi ultrapassado em títulos pelo arquirrival Palmeiras, que tem quatro títulos e só foi derrotado em uma decisão.
Há 30 anos o Corinthians jogou sua primeira final de Copa do Brasil e surpreendeu ao vencer as duas partidas contra o Grêmio de Luiz Felipe Scolari, que contava com Danrlei, Arce, Paulo Nunes e Jardel, e levaria o título Copa Libertadores semanas mais tarde. No primeiro jogo, no Pacaembu, o Corinthians venceu por 2 a 1, com gols de Viola e Marcelinho Carioca. Na volta, o 1 a 0 saiu dos "pés de anjo" de Marcelinho, garantindo a taça.
Sete anos mais tarde a decisão foi contra o surpreendente Brasiliense, comandado por Péricles Chamusca. O primeiro jogo aconteceu no Morumbi e a vitória por 2 a 1 foi suada. Deivid abriu o placar e Maurício Cabedelo empatou quase que de imediato, mas o triunfo veio mais uma vez dos pés de Deivid. Na volta, em Taguatinga, Weillington Dias fez a zebra ameaçar aparecer, mas novamente Deivid salvou o Timão e empatou o jogo em 1 a 1 para confirmar o bicampeonato.
Foram mais sete anos de espera para o tricampeonato, que veio em 2009 com uma final quente contra o Internacional. O primeiro duelo, no Pacaembu, foi vencido pelo Corinthians por 2 a 0, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo. Na volta, o Timão chegou a abrir 2 a 0 com Jorge Henrique e André Santos, mas o Colorado empatou com dois gols de Alecsandro, e o clima esquentou no Beira-Rio após o 2 a 2.
Até o momento são mais decepções do que alegrias em finais de Copa do Brasil para o Corinthians. A primeira derrota veio justamente contra o mesmo rival do primeiro título, o Grêmio. Marcelinho Carioca quis manter a fama de algoz e abriu o placar no jogo de ida, no Olímpico, e Müller ampliou a vantagem, mas Luís Mário marcou duas vezes para empatar em 2 a 2. Na volta, em São Paulo, o Grêmio, agora de Tite, venceu por 3 a 1 e calou o Morumbi.
Em 2008, o Corinthians queria deixar para trás as lembranças do ano do rebaixamento e chegou à final da Copa do Brasil contra o Sport. No primeiro encontro, o Timão fez 3 a 1 no Morumbi, mas o gol de Enilton, no fim da partida, serviu para cumprir a profecia de Carlinhos Bala, e o título ficou com a equipe pernambucana pelo critério do gol qualificado depois do 2 a 0 na Ilha do Retiro.
Dez anos depois a final da Copa do Brasil aconteceu pela primeira vez na Neo Química Arena. O Corinthians encarava o "Rei de Copas" Cruzeiro na decisão e perdeu por 1 a 0 no Mineirão. No segundo jogo, Robinho fez 1 a 0, Jádson empatou, e o torcedor alvinegro sempre vai se lembrar do belo gol de Pedrinho, anulado pelo VAR, que poderia ter mudado a história, mas Arrascaeta fechou a conta e deixou Itaquera em silêncio com o 2 a 1.
A última final foi em 2022, e também terminou com frustração. Depois do 0 a 0 contra o Flamengo, de Dorival Júnior, em São Paulo, o Corinthians, de Vitor Pereira, saiu perdendo no Maracanã com gol de Pedro, mas buscou o empate nos minutos finais e levou a decisão para os pênaltis. O Timão tinha a vantagem depois de Filipe Luís perder a primeira cobrança, mas Fagner errou a quarta penalidade alvinegra, e Mateu Vital desperdiçou nas alternadas para ficar novamente como vice.
Já a equipe carioca vai para sua terceira decisão e busca seu segundo título. A primeira disputa de título foi em 2006, quando acabou perdendo as duas partidas contra o Flamengo - 2 a 0 no primeiro jogo, e 1 a 0 no segundo.
A taça veio em 2011, na final contra o Coritiba. Jogando em São Januário no primeiro encontro, o Vasco venceu por 1 a 0, com gol de Alecsandro. Em Curitiba, Alecsandro abriu o placar, mas o Coxa virou com Bill e Davi. Éder Luís empatou o jogo e o gol de Willian Farias, que fechou a vitória paranaense por 3 a 2, não atrapalhou a festa cruz-maltina, que venceu pelo critério dos gols marcados fora de casa.









































