Saudações Tricolores.com
·04 de setembro de 2025
De jogador à comissão técnica: a trajetória de Felipe Canavan, técnico do Sub-20 do Fluminense

In partnership with
Yahoo sportsSaudações Tricolores.com
·04 de setembro de 2025
Ex-volante Felipe Melo, ídolo recente do clube, criticou a atuação do time sub-20 na derrota para o Flamengo e afirmou que o treinador deveria ser cobrado. A declaração colocou os holofotes sobre o jovem Felipe Canavan, técnico da equipe, cuja trajetória começa a ganhar atenção.
Felipe é um dos exemplos de como o Fluminense valoriza a formação de talentos não apenas dentro de campo, mas também fora dele. Ex-jogador da base tricolor e hoje técnico do Sub-20, ele vive sua primeira temporada à frente da categoria após uma caminhada que começou ainda na adolescência, em Xerém.
Canavan chegou ao clube em 2002, com 13 anos, aprovado em avaliação para integrar as categorias de base. Como atleta, passou por quase todas as divisões até se profissionalizar em 2008, sob o comando de Renato Gaúcho. Depois de rodar por outros clubes, encerrou a carreira de jogador aos 28 anos devido a lesões.
O retorno a Xerém aconteceu em 2018, como estagiário. Dez meses depois, foi contratado como auxiliar de preparação física e, em seguida, iniciou a transição para a área técnica. Trabalhou como auxiliar em diferentes categorias até ganhar sua primeira oportunidade como treinador em 2022.
Conquistas como treinador
• 2022 – Sub-14: campeão metropolitano, com título garantido na Recopa.
• 2023 – Sub-15: campeão carioca e vencedor de torneio internacional no Paraguai.
• 2024 – Sub-17: temporada histórica, com títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.
• 2025 – Sub-20: campeão da OBG (Obg Cup) e com bom início no Carioca da categoria.
Experiência como auxiliar
Antes de assumir o papel de técnico, Canavan também acumulou conquistas como auxiliar:
• 2019 – Sub-14 e Sub-15: campeão da Copa da Amizade Brasil/Japão.
• 2020 – Sub-17: campeão brasileiro.
• 2021 – Sub-20: campeão estadual e do Torneio Internacional do Chile.
Apesar do currículo e da longa trajetória dentro do clube, Canavan foi apontado após a derrota para o Flamengo no Campeonato Brasileiro Sub-20. Felipe Melo criticou publicamente a atuação do time e apontou a necessidade de maior competitividade no clássico.
A declaração colocou o nome do treinador em destaque, que carrega a missão de equilibrar o processo de formação de atletas com a busca por resultados nas categorias de base.