MundoBola
·19 de dezembro de 2025
De la Cruz faz aposta para encerrar problemas físicos no Flamengo em 2026

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·19 de dezembro de 2025

De la Cruz vai aproveitar o período de férias no Uruguai para realizar um procedimento médico no joelho esquerdo antes de se reapresentar ao Flamengo. O volante conviveu com problemas físicos ao longo de 2025, o que culminou em um ano com apenas 35 partidas disputadas e a menor minutagem em sete anos.
O tratamento não será cirúrgico e já estava alinhado entre o jogador e o departamento médico rubro-negro. A intervenção é considerada simples e faz parte de uma abordagem da medicina regenerativa, utilizando substâncias do próprio corpo para estimular a recuperação. No procedimento, será retirado material do osso do quadril para aplicação no joelho. A informação é do portal 'ge'.
A expectativa é de liberação no mesmo dia, sem impacto no cronograma de reapresentação do elenco. A tendência é que De la Cruz inicie 2026 seguindo um planejamento individualizado, com controle rigoroso de carga, modelo que já foi adotado pelo clube ao longo da última temporada.
Desde o início de 2025, o uruguaio lidou com um cenário delicado do ponto de vista físico. Ele tem uma lesão crônica no joelho direito e, ao longo do ano, passou a sofrer também com inflamações no joelho esquerdo.
O Flamengo montou um cronograma especial para tratar De La Cruz. Contudo, o problema que exige redução de carga, treinos adaptados e o tiro tanto de treinamentos quanto de partidas mesmo sem uma lesão detectada. O reflexo foi a temporada com poucos jogos e o futuro em avaliação pela diretoria.
Contratado junto ao River Plate por R$ 102 milhões, De la Cruz tem vínculo com o Flamengo até junho de 2028. Apesar disso, as condições físicas do jogador fazem o clube não descartar uma eventual negociação em caso de proposta.
Até o momento, no entanto, não há ofertas oficiais pelo uruguaio. O que pesa a favor do meio-campista são as boas atuações na maioria dos jogos que foi acionado, inclusive na final do Intercontinental contra o PSG. O procedimento no joelho faz parte da tentativa de realizar um 2026 mais constante.
A temporada de 2025 marcou a menor minutagem de De la Cruz desde 2018. Entre Flamengo e Seleção Uruguaia, o meia somou 1.960 minutos em campo, número que reflete um ano de convivência constante com problemas físicos.
O uruguaio disputou 35 partidas, a segunda pior marca da carreira, atrás apenas de 2020, temporada afetada pela pandemia. Além da baixa presença em campo, 2025 também foi o ano menos produtivo ofensivamente: apenas um gol marcado e nenhuma assistência, algo inédito desde sua chegada ao River Plate.









































